Observação: este site inclui um sistema de assistência à acessibilidade. Aperte Control-F11 para ajustar o site aos deficientes visuais que utilizam um leitor de tela; Aperte Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.
26/03/2025 16h58
Facebook

Sob a regência do maestro Eduardo Pereira, a orquestra irá executar um repertório clássico e o Hino de Sorocaba com nova orquestração

A Câmara Municipal será palco de um concerto da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, que será realizado na noite desta quinta-feira, 27, às 19 horas, no Saguão Salvadora Lopes, sob a regência do maestro Eduardo Pereira, regente titular e diretor artístico da orquestra, que, na ocasião será agraciado com Medalha de Mérito Cultural por iniciativa do vereador Ítalo Moreira (União Brasil).

Uma das novidades do concerto é a execução do Hino de Sorocaba, com nova orquestração, realizada por Juliana Ripke, que busca trazer “um novo brilho à obra, sem perder sua essência histórica e simbólica”, uma vez que a letra do professor Benedito Cleto e a melodia original de Ruth Fernandez Camargo continuam as mesmas.

A execução do Hino de Sorocaba atende a um pedido do presidente da Câmara, vereador Luis Santos (Republicanos). “Não temos uma boa gravação do nosso Hino. A que existe é antiga, com um som ruim, que dificulta o entendimento da letra. Então, logo que assumi a presidência, pedi ao maestro que fizesse uma releitura do Hino de Sorocaba, inclusive com a pretensão de gravá-lo futuramente para distribuir nas escolas”, disse Luis Santos ao anunciar o feito na sessão ordinária de 20 de março último.

Programa do concerto – No programa do concerto também serão executadas obras populares do repertório clássico dos seguintes compositores: Franz Von Suppé (1819-1895), Abertura de “Cavalaria Ligeira” (1866); Gioachino Rossini (1792-1868), Abertura de “O Barbeiro de Sevilha” (1816); Johannes Brahms (1833-1897), “Dança Húngara nº 5” (1869); Johann Strauss Jr. (1825-1899), Abertura da Ópera “O Morcego” (1874); e Jacques Offenbach (1819-1880), “Orfeu no Inferno – Galope Infernal” (1858).

Durante o evento, o maestro Eduardo Pereira será agraciado com a Medalha de Mérito Cultural “Ademar Carlos Guerra”. Doutorando e Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o maestro cursa MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade de São Paulo (USP) e já regeu grandes orquestras do país, entre elas, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Campinas e Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, entre outras.

O momento solene será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3, digital e aberto; Canal 4 da Claro; e Canal 9 da Vivo Fibra) e pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.