Observação: este site inclui um sistema de assistência à acessibilidade. Aperte Control-F11 para ajustar o site aos deficientes visuais que utilizam um leitor de tela; Aperte Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.
26/03/2025 12h05
atualizado em: 26/03/2025 12h05
Facebook

O evento será realizado nesta quarta-feira, 26, às 19 horas, por iniciativa do vereador Rafael Militão (Republicanos)

O Dia Internacional da Síndrome de Down, historicamente comemorado pela Câmara Municipal de Sorocaba, será celebrado em sessão solene a ser realizada na noite desta quarta-feira, 26, às 19 horas, por iniciativa do vereador Rafael Militão (Republicanos), com a participação de pessoas com Síndrome de Down, autoridades e pais e mães que militam na causa, bem como do secretário de Inclusão e Transtorno do Espectro Autista, Vinícius Aith, vereador licenciado.

Também participarão da audiência pública o fundador da Comunidade Felicidade Down, Tomás André Santos, e representantes de empresas que apoiam a causa, como McDonald’s, IDS (Instituto de Diagnósticos de Sorocaba), Drogasil, Metso e Ofebas. Haverá momentos culturais com apresentação de saxofone e de um grupo de dança da Comunidade Felicidade Down.

Histórico da data – Estabelecido na data de 21 de março de cada ano e reconhecido pela Organização das Nações Unidas desde 2012, o Dia Internacional da Síndrome de Down tem como objetivo a conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. A data de 21 de março foi escolhida por representar a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

A Síndrome de Down é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem e foi descrita pela primeira vez em 1866 pelo médico britânico John Langdon Down (1828-1896). Em 1958, o francês Jérôme Lejeune (1926-1994) e a inglesa Patricia Ann Jacobs, hoje com 90 anos (nasceu em 8 de outubro de 1934), descobriram a origem cromossômica da síndrome, que passou a ser considerada genética. No Brasil, estima-se que ocorra um caso de Síndrome de Down a cada 700 nascimentos.

A sessão solene será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3, digital e aberto; Canal 4 da Claro; e Canal 9 da Vivo Fibra) e pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.