Vereador destaca a reestruturação da Santa Casa e a importância de iniciativas para redução da desigualdade social.
O vereador Raul Marcelo (PSOL) foi entrevistado no programa “Bate-Papo com os Vereadores” desta terça-feira, 25, transmitido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba, e com apresentação do jornalista Carlos Garbo. Na entrevista, o parlamentar falou sobre vida em Sorocaba, carreira política e o apoio em projetos para a reestruturação da Santa Casa, a defesa da mulher e a redução da desigualdade social.
Raul contou que chegou em Sorocaba no final dos anos 1980, e desde então foi envolvido na política a partir de debates dentro de casa. Participou de grupos políticos, influenciado pelos irmãos mais velhos, até ser lançado pela primeira vez candidato aos 18 anos. Antes, participou de movimentos estudantil e social e também atuou como professor na rede pública de ensino. “Essa experiência me deu um gancho muito importante para ter atuação política nessa área educacional”, disse. Ele destacou a importância da valorização dos professores e dos equipamentos do sistema de ensino, que podem dar suporte a muitas comunidades nas áreas de lazer e social.
O vereador, além da experiência na Câmara, teve três mandatos de deputado estadual e foi candidato a prefeito de Sorocaba. Em todo o trabalho parlamentar, destacou o empenho na área da saúde, como o apoio na reestruturação da Santa Casa de Sorocaba, após caso de corrupção envolvendo a entidade. “O Padre Flávio, uma pessoa proba, topou assumir a Santa Casa e a partir dessa virada de chave passamos a trabalhar em parceria”, disse. Entre as primeiras ações apoiadas pelo vereador estiveram a interligação da casamata, aquisição de equipamento para tratamento de câncer, reforma de telhado e nova recepção.
“Ao todo foram mais de quatro milhões em meio de reais nesses mandatos todos que conseguimos depois que mudou a direção da Santa Casa”, contou. Raul Marcelo lembrou que a entidade hoje é referência no atendimento de pacientes com Câncer em toda a região, mostrando a importância do trabalho político e da dedicação do setor da igreja católica responsável pelo projeto, capitaneado pelo Padre Flávio. “Aqui na Câmara estou articulando com os demais vereadores pra gente colocar mais recurso em novos projetos, porque agora a gente sabe que o dinheiro vai ser respeitado”, afirmou.
Sobre o cenário nacional, Raul Marcelo destacou a importância de traçar objetivos para a atuação política, utilizando a própria Santa Casa como exemplo. “A situação do país é um pouco essa, voltou a crescer, colocamos um objetivo estratégico de retomar a industrialização do país e só esse incentivo à produção já foram contratados 120 mil trabalhadores”, destacou.Raul Marcelo também explicou sobre projetos que realizou como vereador e deputado, entre eles o que se tornou lei, envolvendo futebol e educação. “Hoje aqui no estado de São Paulo todas as competições oficiais, o menor de idade que se apresenta pra praticar tem que apresentar o comprovante de rendimento escolar Se não apresentar, o clube é multado e depois desligado de participar”, explicou. Segundo ele, a iniciativa teve como origem a notícia de que, na época, Neymar havia abandonado os estudos aos 16 anos. “A Fifa inclusive já levou essa lei para várias localidades”, disse, lembrando que contou com o apoio de vários dirigentes, jornalistas e atletas, como Sócrates. Ele destacou agora o projeto do governo federal “Pé de meia”, que vai retribuir os estudantes com bom rendimento escolar ao final do ensino médio.
O vereador também falou sobre projetos criados para a defesa das mulheres e atenção com a população de rua. “Nós temos que enfrentar o problema na raiz da questão”, disse, lembrando que o país possui uma alta desigualdade, que afeta principalmente as mulheres e os negros. “Está na constituição, que o país precisa combater a desigualdade”, contou, ressaltado a necessidade de projetos para diminuir esse desequilíbrio, ampliando direitos para essa população, como sistema de saúde, educação e programas habitacionais. Ele falou ainda sobre o projeto, de sua autoria, que visa promover a política municipal de inclusão profissional da população em situação de rua.
Outros temas tratados na entrevista foram requerimentos apresentados pelo vereador, principalmente em relação à questão ambiental e a influência na rotina do sorocabano. O programa completo pode ser acompanhado durante a programação da TV Câmara ou pelas redes sociais do Legislativo (YouTube e Facebook).