O presidente da Câmara de Sorocaba, vereador Luis Santos, realizou dois encontros nesta segunda-feira (24), para discutir o projeto que reconhece oficialmente o vínculo de cidades-irmãs entre os dois municípios. Ele recebeu o prefeito Webber Manga em seu gabinete e visitou o presidente da Câmara da cidade vizinha, Rodrigo Kriguer, na sede do Legislativo daquela cidade. O projeto, que já foi aprovado pela Câmara de Sorocaba, agora depende da aprovação de Votorantim para se tornar realidade.
Luis Santos recebeu o prefeito de Votorantim, Webber Manga, na sede do Legislativo Sorocabano. Durante a reunião, o presidente destacou a importância de fortalecer a cooperação cultural, social e esportiva entre as duas cidades, que compartilham uma história profundamente entrelaçada. “Sorocaba e Votorantim têm raízes comuns. Esse projeto é uma forma de consolidar nossos laços e promover o desenvolvimento conjunto das duas cidades”, afirmou Luis Santos.O prefeito Webber concordou e disse que o projeto poderá contribuir para ambas as cidades crescerem em conjunto. O projeto em questão é estabelecido pela Lei nº 13.150, de 12 de março de 2025, publicada no Jornal do Município. A lei reconhece o vínculo de cidades-irmãs entre Sorocaba e Votorantim, permitindo a celebração de acordos e intercâmbios nas áreas culturais, sociais e esportivas. A medida também prevê que o Poder Executivo poderá firmar protocolos de cooperação técnica com o município vizinho, com o objetivo de viabilizar ações que beneficiem ambas as populações.
Na sequência, o presidente da Câmara de Sorocaba visitou o presidente da Câmara de Votorantim, vereador Rodrigo Kriguer, para reforçar o pedido de apoio ao projeto. Santos apresentou a justificativa da iniciativa, ressaltando o potencial de eventos culturais conjuntos, intercâmbios esportivos e ações que promovam a inclusão social e o bem-estar da população. Kriguer se mostrou receptivo à proposta e sinalizou a possibilidade de agendar a votação na Câmara de Votorantim nas próximas semanas.Luis Santos conheceu a sede do Legislativo de Votorantim acompanhado pelo presidente da Casa, Rodrigo Kriguer, e conversou com os vereadores Fernando Fernandes, Lú Ferrari, Roberto França, Ita e Ronaldo Camargo.
A relação histórica entre Sorocaba e Votorantim, como lembrou o vereador Luis Santos durante as visitas, remonta à década de 1960, quando Votorantim era um bairro de Sorocaba. O desmembramento ocorreu em 1964, por meio de um plebiscito, que resultou na elevação de Votorantim à categoria de município. “Além da proximidade geográfica, compartilhamos uma rica herança cultural e histórica, marcada pelo tropeirismo, que foi fundamental para o desenvolvimento da nossa região”, acrescentou Santos.
A aprovação desse projeto em Votorantim será um passo importante para a consolidação dos laços históricos entre os dois municípios, reforçando a identidade regional e fomentando o desenvolvimento conjunto em diversas áreas de interesse comum.