Observação: este site inclui um sistema de assistência à acessibilidade. Aperte Control-F11 para ajustar o site aos deficientes visuais que utilizam um leitor de tela; Aperte Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.
24/03/2025 11h48
Facebook

Solenidade, que tradicionalmente é promovida na Câmara de Sorocaba, é de inciativa do vereador Rafael Militão (Republicanos)

O “Dia Internacional da Síndrome de Down”, celebrado anualmente na data de 21 de março, será tema de sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba na noite desta quarta-feira, 26, a partir das 19h, por iniciativa do vereador Rafael Militão (Republicanos). A data, oficialmente reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2012, vem sendo lembrada na Casa há anos, assim como o trabalho realizado pelos idealizadores do Projeto Felicidade Down. 

O Dia Internacional da Síndrome de Down tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a garantia de direitos e oportunidades para todas as pessoas com a referida síndrome, causada pela triplicação (trissomia) do 21º cromossomo.

A Síndrome de Down foi descrita pela primeira vez pelo médico John Langdon Down, em 1866. Em 1958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram a origem cromossômica da síndrome, que passou a ser considerada genética. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que no Brasil ocorra um caso de Síndrome de Down a cada 700 nascimentos, o que corresponde 300 mil pessoas com a condição no país. 

A sessão solene em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3, digital e aberto; Canal 4 da Claro; e Canal 9 da Vivo Fibra) e pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.