Vereador Luis Santos participou do evento na Prefeitura e destacou importância da iniciativa para tornar o ambiente de trabalho mais saudável
O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Luis Santos (Republicanos), participou na manhã desta segunda-feira, 24, do evento de lançamento da cartilha "Condutas Discriminatórias na Administração Pública", promovido pela Controladoria-Geral do Município. A solenidade ocorreu no Salão de Vidro da Prefeitura de Sorocaba e reuniu diversas autoridades e servidores municipais.
Compuseram a mesa de honra do evento – além do presidente da Câmara Municipal – o Controlador-Geral do Município de Sorocaba, Carlos Alberto de Lima Rocco Junior; o Corregedor-Geral, Otávio Martinez Ferreira; o secretário Jurídico, Douglas Domingos de Moraes; o secretário de Recursos Humanos, Cleber Martins; a secretária da Mulher, Rosângela Perecini; e o Procurador-Geral, Anderson Tadeu Oliveira Machado.
Carlos Rocco destacou que a cartilha tem como objetivo orientar os servidores sobre práticas discriminatórias – como assédio moral, assédio sexual e discriminação racial ou religiosa, entre outras – buscando esclarecer e prevenir condutas que possam comprometer o ambiente de trabalho. Ele ressaltou ainda a importância do apoio da Câmara Municipal. "O Legislativo sempre nos apoia, principalmente porque a lei de assédio moral em Sorocaba partiu de iniciativa da Câmara e as outras legislações que nos dão amparo sempre são discutidas no âmbito do poder Legislativo", enfatizou.
O vereador Luis Santos parabenizou os envolvidos na elaboração da cartilha e ressaltou a importância da conscientização sobre o tema. "Acredito que essa publicação é fundamental para que possamos avançar na prevenção de condutas discriminatórias. Precisamos construir um ambiente de trabalho mais ético, justo e respeitoso, e essa iniciativa é um grande passo nessa direção", afirmou o presidente da Câmara.
Luis Santos também compartilhou experiências pessoais de discriminação que enfrentou ao longo da vida, incluindo etarismo e preconceito por ser pessoa com deficiência. Em razão disso, sugeriu que a próxima edição da cartilha tenha orientações específicas sobre a inclusão de idosos e pessoas com deficiência. "Já enfrentei quase tudo que se pode imaginar em matéria de preconceito e bullying, por isso reforço a importância deste trabalho", afirmou.
Por fim, Luis Santos destacou o compromisso da Câmara Municipal com o combate à discriminação. "Na Casa de Leis, temos um cuidado especial com a questão das condutas discriminatórias, avançando constantemente no respeito e reconhecimento do valor de cada pessoa. Espero que essa iniciativa se reflita na sociedade como um todo, tornando Sorocaba uma cidade cada vez melhor para se viver", concluiu.