Observação: este site inclui um sistema de assistência à acessibilidade. Aperte Control-F11 para ajustar o site aos deficientes visuais que utilizam um leitor de tela; Aperte Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.
24/03/2025 11h37
atualizado em: 24/03/2025 11h47
Facebook

Vereador Luis Santos participou do evento na Prefeitura e destacou importância da iniciativa para tornar o ambiente de trabalho mais saudável

O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Luis Santos (Republicanos), participou na manhã desta segunda-feira, 24, do evento de lançamento da cartilha "Condutas Discriminatórias na Administração Pública", promovido pela Controladoria-Geral do Município. A solenidade ocorreu no Salão de Vidro da Prefeitura de Sorocaba e reuniu diversas autoridades e servidores municipais.

Compuseram a mesa de honra do evento – além do presidente da Câmara Municipal – o Controlador-Geral do Município de Sorocaba, Carlos Alberto de Lima Rocco Junior; o Corregedor-Geral, Otávio Martinez Ferreira; o secretário Jurídico, Douglas Domingos de Moraes; o secretário de Recursos Humanos, Cleber Martins; a secretária da Mulher, Rosângela Perecini; e o Procurador-Geral, Anderson Tadeu Oliveira Machado.

Carlos Rocco destacou que a cartilha tem como objetivo orientar os servidores sobre práticas discriminatórias – como assédio moral, assédio sexual e discriminação racial ou religiosa, entre outras – buscando esclarecer e prevenir condutas que possam comprometer o ambiente de trabalho. Ele ressaltou ainda a importância do apoio da Câmara Municipal. "O Legislativo sempre nos apoia, principalmente porque a lei de assédio moral em Sorocaba partiu de iniciativa da Câmara e as outras legislações que nos dão amparo sempre são discutidas no âmbito do poder Legislativo", enfatizou.

O vereador Luis Santos parabenizou os envolvidos na elaboração da cartilha e ressaltou a importância da conscientização sobre o tema. "Acredito que essa publicação é fundamental para que possamos avançar na prevenção de condutas discriminatórias. Precisamos construir um ambiente de trabalho mais ético, justo e respeitoso, e essa iniciativa é um grande passo nessa direção", afirmou o presidente da Câmara.

Luis Santos também compartilhou experiências pessoais de discriminação que enfrentou ao longo da vida, incluindo etarismo e preconceito por ser pessoa com deficiência. Em razão disso, sugeriu que a próxima edição da cartilha tenha orientações específicas sobre a inclusão de idosos e pessoas com deficiência. "Já enfrentei quase tudo que se pode imaginar em matéria de preconceito e bullying, por isso reforço a importância deste trabalho", afirmou.

Por fim, Luis Santos destacou o compromisso da Câmara Municipal com o combate à discriminação. "Na Casa de Leis, temos um cuidado especial com a questão das condutas discriminatórias, avançando constantemente no respeito e reconhecimento do valor de cada pessoa. Espero que essa iniciativa se reflita na sociedade como um todo, tornando Sorocaba uma cidade cada vez melhor para se viver", concluiu.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.