Vereador cobra medidas concretas de preservação e revitalização desses recursos naturais
O vereador Raul Marcelo (PSOL) cobrou, na manhã de sábado, 22, esclarecimentos da Prefeitura de Sorocaba sobre a redução do número de nascentes registradas na cidade. Segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), atualmente há 1.675 nascentes catalogadas, número que representa uma queda de 4% em relação ao levantamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de dezembro de 2023, quando havia o registro de 1.742 nascentes.
“A conservação das nascentes é fundamental para garantir o abastecimento de água da população e a preservação do meio ambiente. A Prefeitura precisa explicar por que houve essa redução e quais ações estão sendo tomadas para impedir a degradação dos cursos d’água de Sorocaba”, destaca o vereador.
No requerimento, Raul Marcelo questiona a Prefeitura de Sorocaba sobre a existência de um plano municipal de fiscalização e monitoramento das nascentes, a periodicidade das inspeções e as medidas concretas de preservação e revitalização desses recursos naturais. Além disso, o parlamentar solicita informações sobre a fiscalização de intervenções feitas em áreas de nascentes, bem como as principais fontes de poluição nos córregos da cidade, como Três Meninos, Lavapés, Supiriri, entre outros.
(Assessoria de imprensa – vereador Raul Marcelo – PSOL)