Observação: este site inclui um sistema de assistência à acessibilidade. Aperte Control-F11 para ajustar o site aos deficientes visuais que utilizam um leitor de tela; Aperte Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.
21/03/2025 11h48
atualizado em: 21/03/2025 12h00
Facebook

O vereador indaga ao Executivo se há projeto nesse sentido com o objetivo de prevenir problemas de enchentes na região

O vereador Cristiano Passos (Republicanos) solicita informações ao Executivo sobre a existência de projeto em parceria com o Governo Estadual ou com o Governo Federal no sentido de realizar a canalização do córrego que corta os bairros Brasilândia e Mineirão e que, ao longo dos anos, tem motivado problemas de transbordamento, que afeta as famílias residentes na região.

Cristiano Passos conta que tem conversado com vários moradores e líderes comunitários do Mineirão que, há décadas, convivem com o problema do transbordamento do córrego que corta o bairro e o Jardim Brasilândia, causando problemas para muitas famílias residentes no local, que, em época de chuvas fortes, têm suas casas inundadas e perdem móveis e outros pertences.

“Eu sei que para que haja alagamento naquele córrego que corta o Mineirão tem que haver uma chuva bem torrencial, mas não precisamos chegar a esse ponto, podemos nos antecipar e resolver esse problema, que é um problema antigo na região”, afirmou Cristiano Passos ao destacar na tribuna – na última sessão ordinária, quando foi aprovado – o requerimento que trata do assunto.

O vereador conta que já tratou da questão com o prefeito Rodrigo Manga, que esteve recentemente no Mineirão, e defende que a Prefeitura de Sorocaba busque parcerias com o Governo do Estado e o Governo Federal para resolver o problema. “Uma obra como essa é muito complexa, tem um alto custo, exige muito estudo, inclusive uma avaliação dos impactos ambientais, então não basta apenas colocar uma máquina lá”, disse Cristiano Passos.

O vereador acrescenta que, além dos transtornos imediatos causados pelas inundações, a possibilidade recorrente de transbordamento do córrego provoca a desvalorização dos imóveis. “Além disso, temos também uma questão de saúde pública, pois muitos casos de doenças podem surgir após essas enchentes”, observa.

Por fim, em seu requerimento, Cristiano Passos indaga ao Executivo se existe algum projeto do Município de Sorocaba com o Governo Federal ou com o Governo Estadual para a canalização do Córrego do Mineirão. Se existe, quer saber em que fase está e, caso não haja, indaga se existe possibilidade de parceria para sanar o problema de enchentes no local.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.