O vereador cobra do Executivo a disponibilização de agentes da Guarda Civil Municipal nas UPHs do Município de Sorocaba
O vereador Izídio de Brito (PT), por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária desta quinta-feira, 20, cobra do Executivo providências visando garantir a segurança pública nas Unidades de Pronto-Atendimento do Município de Sorocaba. O parlamentar solicita a disponibilização de agentes da Guarda Civil Municipal nas referidas unidades para garantir a segurança dos servidores e usuários.
“A presente solicitação se justifica pela crescente insegurança vivenciada pelos profissionais de saúde e pacientes nas UPHs do município, especialmente durante o período noturno. A ausência de segurança ostensiva contribui para um ambiente de trabalho tenso e para o receio dos pacientes em buscar atendimento, colocando em risco a integridade física e psicológica de todos os presentes”, afirma Izídio de Brito.
Ao destacar seu requerimento na tribuna, o vereador conta que recentemente realizou uma visita à UPH Zona Norte, durante a madrugada, quando constatou a ausência de segurança no local. “Em conversa com os profissionais de saúde, foi relatado o temor e a apreensão em diversas situações devido à falta de segurança”, afirma Izídio de Brito.
O vereador enfatiza que a falta de segurança nesses locais pode levar a situações de graves riscos, principalmente para os trabalhadores e servidores municipais no exercício de suas funções, que, sobretudo durante a noite, encontram-se em situação de vulnerabilidade.
Em razão disso, Izídio de Brito solicita a presença da Guarda Civil Municipal nas Unidades de Pronto-Atendimento para prevenir e dissuadir ações criminosas, garantir a segurança dos profissionais de saúde, proporcionar um ambiente mais seguro para os pacientes e contribuir para a ordem e o bom funcionamento das unidades.