Solenidade foi realizada por iniciativa do vereador Ítalo Moreira, que destaca a contribuição dos princípios da ordem na formação dos integrantes
A Câmara Municipal de Sorocaba, por iniciativa do vereador Ítalo Moreira (União), realizou na noite desta terça-feira, 18, sessão solene em comemoração ao Dia do DeMolay – ordem para a formação de jovens patrocinada e apoiada pela maçonaria. Comemorado anualmente na referida data, o Dia do DeMolay foi instituído em Sorocaba pela Lei nº 8.649, de 15 de dezembro de 2008, de autoria do então vereador Francisco Moko Yabiku.
A mesa principal da solenidade contou com a presença do oficial executivo estadual da 32ª região da Ordem Demolay do Estado de São Paulo, Marcelo Camargo Fantini; do mestre conselheiro regional, Marcelo Campos Fantini; do grande orador do conselho da Ordem Demolay do Estado de São Paulo, Vinicius Martins; do secretário do conselho maçônico de Sorocaba, Votorantim e região, Eduardo Amaral; e do delegado regional da 11ª região da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (Glesp), Marcel Marangon.
Em pronunciamentos durante a sessão solene, os membros, além de prestar homenagens às figuras de destaque da organização, salientaram o impacto positivo da Ordem DeMolay na vida dos jovens, promovendo valores como pureza, patriotismo e desenvolvimento pessoal.
Ítalo Moreira ressaltou a importância da Ordem Demolay. “Formada por jovens, a ordem prega o amor, a fraternidade, a irmandade e contribui muito para nossa cidade, região e todo o país levando os valores do patriotismo, que são extremamente importantes nessa era de dificuldades que estamos vivendo”, afirmou o vereador.
Organização filosófica e fraternal, que tem como objetivo a formação cívica de jovens de 12 a 21 anos, do sexo masculino, a Ordem DeMolay foi fundada nos Estados Unidos em 1919 pelo maçom Frank Sherman Land e, dois anos depois, passou a ser patrocinada e apoiada oficialmente pela Maçonaria, com cerca de 8 milhões de membros no mundo e cerca de 200 mil no Brasil.
A ordem é inspirada na história e exemplo de Jacques DeMolay (1244-1314), da Ordem dos Templários, que foi queimado na fogueira pelo Rei Filipe IV de França por não entregar seus companheiros e manter-se fiel aos seus juramentos. Entre os aprendizados que a ordem proporciona aos jovens constam: falar em público; procedimentos parlamentares; hierarquia e disciplina; respeito às regras; importância de auxiliar a comunidade; e responsabilidade.
Transmitida ao vivo pela TV Câmara Sorocaba, a sessão solene em comemoração ao Dia do DeMolay pode ser assistida na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano (Facebook e YouYube).