Observação: este site inclui um sistema de assistência à acessibilidade. Aperte Control-F11 para ajustar o site aos deficientes visuais que utilizam um leitor de tela; Aperte Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.
18/03/2025 12h14
Facebook

Em sua primeira participação no Jornal da Câmara, vereadora também discorreu sobre as ações iniciais de seu mandato

A luta pela causa animal, a representatividade feminina na política e a violência contra a mulher foram alguns dos temas abordados pela vereadora Jussara Fernandes (Republicanos) em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, desta terça-feira, 18. Na entrevista conduzida por Priscila Radighieri e Amanda Mendes, a vereadora também falou sobre o programa “Divulga Pet” e a necessidade de videomonitoramento das unidades de saúde. 

Esta foi a primeira participação da vereadora, eleita para seu primeiro mandato com mais de 3500 votos, no Jornal da Câmara, dando continuidade às entrevistas com as vereadoras da Casa em celebração ao mês da mulher. Jussara Fernandes, que é advogada e ativista da causa animal há mais de 20 anos, lembrou sua trajetória na defesa dos animais e a fundação, em 2007, da ONG Gamah (Grupo de Amparo ao Melhor Amigo do Homem).

“Eu achei que fundando uma ONG eu resolveria todos os problemas, resgatar, cuidar, doar, mas é uma realidade muito diferente. Mesmo assim, o papel das ONGs e dos protetores de animais é fundamental, dentro dessa dinâmica com o Poder Público. Se não fosse o trabalho deles a situação estaria muito pior”, destacou. 

Além de fundar a entidade, Jussara também integrou a Comissão de Proteção Animal da OAB e presidiu o Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal. A parlamentar destacou que, após passar por todas essas esferas e entender as dificuldades em alcançar resultados abrangentes na área decidiu entrar para a política. 

“Chega num momento em que você fala, ‘já passei por tudo, entendo quais são as necessidades e a gente realmente precisa da política’. Com a política você consegue agilizar as melhorias e foi a partir daí que aceitei esse desafio”, afirmou, destacando que seu nome foi escolhido em consenso no movimento pela causa animal no Município. 

Divulga Pet – A parlamentar também discorreu sobre a aprovação do primeiro projeto de sua autoria na Câmara, que cria a campanha permanente “Divulga Pet”, cujo objetivo é informar à população sobre os animais recolhidos pelo setor de zoonoses e centralizar informações, como explicou. A vereadora também lembrou sua passagem pelo Canil Municipal, onde trabalhou, e destacou que a divulgação dos animais é muito precária. De acordo com a parlamentar, atualmente, são mais de 200 animais acolhidos no canil, além de 500 animais abrigados em uma empresa terceirizada. 

“Muitas pessoas nem sabem da existência do Canil Municipal. E a gente tem essa dificuldade, de não ter uma página onde se coloque as fotos de todos os animais e os locais onde foram resgatados, pois muitas pessoas perdem seus animais e o quanto antes for divulgado, mais fácil desse animal voltar para casa”, afirmou. Jussara também anunciou que, em parceria com a deputada estadual Mari Lucia Amary (PSDB), por meio de emenda parlamentar, serão realizadas quatro mil castrações no Município nos próximos meses.

Defesa da mulher – Durante a entrevista, Jussara também falou sobre a representatividade feminina na Câmara, que dobrou o número de cadeiras ocupadas por mulheres, passando de duas para quatro vereadoras na nova legislatura. Apesar do avanço, a vereadora lamentou que as mulheres ainda enfrentem tantos desafios na política, citando ameaças recebidas na véspera do Dia Internacional da Mulher, pelo presidente de uma entidade de acolhimento de animais da cidade de Piedade. 

“As críticas nas redes sociais é algo natural, mas eu realmente fui ameaçada”, afirmou, rechaçando todo o tipo de violência e intimidação contra as mulheres. “Quando a gente escuta que a pessoa está sofrendo uma ameaça, está sendo perseguida, é diferente de quando a gente realmente sofre isso. Eu pude ter essa vivência e é muito inseguro”, completou. 

Ainda sobre o tema, a parlamentar comentou a realização, na última quarta-feira, 12, de sua primeira audiência pública na Casa, com o tema "Mulheres – avanços e desafios", que reuniu autoridades e representantes de movimentos e entidades de proteção e protagonismo da mulher. “Foi um debate muito rico, devido à qualidade das mulheres que vieram e falaram sobre os mais diversos assuntos”, frisou.

Participaram do debate as vereadoras Fernanda Garcia (PSOL) e Iara Bernardi (PT); a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Maganhato; a deputada estadual Maria Lúcia Amary; a Secretária da Mulher, Rosangela Perecini; e a delegada Renata Zanin, titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba.

Por fim, a vereadora comentou as visitas que vem realizando nas unidades de saúde do município e pedido de viodemonitoramento dos próprios públicos, encaminhado ao Executivo, via requerimento. Jussara citou o incidente ocorrido recentemente na UBSs do bairro Nova Sorocaba, quando foi furtada a fiação elétrica da unidade. 

“É um absurdo um prédio público, que presta um serviço de saúde, não ter monitoramento nenhum. Não tem policiamento e não tem uma câmara para poder identificar e tentar inibir essas ações”, disse. A entrevista com a vereadora Jussara Fernandes pode ser conferida na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.