Por iniciativa do presidente Luis Santos, evento celebrou a força e a contribuição das mulheres na sociedade
O Dia da Mulher foi comemorado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba na noite de sexta-feira, 7, por iniciativa do vereador Luis Santos (Republicanos), presidente da Câmara de Sorocaba, que homenageou diversas personalidades femininas de destaque em conjunto com a vereadora Tatiane Costa (PL) e com o vereador Rodolfo Ganem (Podemos).
Compuseram a mesa de honra da solenidade o presidente Luis Santos; sua esposa, a missionária Rosa Queiroz; a vereadora Tatiane Costa; o vereador Rodolfo Ganem; a Secretária da Mulher, Rosângela Perecini; e a missionária Salete Firmino.
A solenidade contou com diversos momentos culturais, incluindo uma apresentação da vereadora Tatiane Costa ao piano; uma performance da cantora Edi Matias; uma apresentação de dança do grupo Gileade, da Assembleia de Deus Ministério de Belém do Jardim Califórnia; e uma apresentação do Grupo Vozes de Sião, do círculo de oração da Assembleia de Deus Ministério Belém da Vila Haro.
O presidente Luis Santos expressou emoção e alegria pela solenidade, destacando a importância de homenagear as mulheres, especialmente as mães, incluindo aquelas que desempenham duplamente os papéis de pai e mãe. Ele ressaltou o compromisso da Câmara em ampliar benefícios e oportunidades para as mulheres, mencionando o aumento da representação feminina na Casa e a necessidade de um olhar mais sensível na elaboração de políticas públicas. O vereador concluiu reforçando a importância da participação feminina na política para um futuro mais equilibrado e justo.
Tatiane Costa enfatizou que a valorização da mulher vem de Jesus Cristo e não necessita de movimentos de luta, pois Cristo já as honrou. Citando passagens bíblicas, destacou como Jesus demonstrou compaixão e dignidade às mulheres, perdoando, curando e reconhecendo seu valor em seu ministério. Para ela, o Dia da Mulher deve ser uma oportunidade para reforçar esse ensinamento e incentivar a oração por aquelas que ainda não encontraram essa valorização em Cristo. A vereadora concluiu chamando ao reconhecimento das mulheres de fé e agradecendo aquelas que a apoiaram em sua trajetória.
Rodolfo Ganem destacou a importância das mulheres na sociedade, afirmando que elas são exemplos de força, justiça e acolhimento. Expressou gratidão às mulheres de sua família e às homenageadas da noite, reforçando seu reconhecimento e agradecimento por todas que tornam a cidade um lugar melhor.
A missionária Salete Firmino destacou sua gratidão por ter sido criada mulher, afirmando que Deus tem um propósito para cada uma. Segundo ela, as mulheres não surgiram por acaso, mas foram planejadas por Deus para edificar lares e a sociedade, enquanto os homens foram chamados a governar. Citando a Bíblia, ressaltou que a mulher tem grande valor e que, apesar das diferenças entre os gêneros, ambos possuem igual dignidade. Enfatizou que as mulheres são educadoras, cuidadoras e conselheiras, chamadas a completar e apoiar seus companheiros. Salete Firmino concluiu incentivando todas a permanecerem firmes em seus propósitos e valorizarem sua identidade, reforçando a importância da fé e do papel feminino na sociedade.
Por fim, a missionária Rosa Queiroz destacou a importância da união entre homens e mulheres para a construção de projetos bem-sucedidos, enfatizando que a divisão e a competição entre os gêneros enfraquecem a sociedade. Reconheceu a multifuncionalidade das mulheres e suas habilidades complementares, ressaltando que sua sensibilidade e visão detalhista fazem a diferença. Encorajou maior participação feminina na política e incentivou as mulheres a ocuparem mais espaços de liderança para contribuir ainda mais com o desenvolvimento da cidade.
A sessão foi encerrada com uma oração conduzida pela ex-vereadora e pastora Neusa Maldonado.
Audiências públicas e eventos – Além da sessão solene, uma série de atividades será realizada na Câmara Municipal de Sorocaba em comemoração ao Mês da Mulher, que transcorre em razão do Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente no dia 8 de março.
Além de entrevistas e debates alusivos às mulheres nos veículos de comunicação da Câmara Municipal, serão realizadas duas audiências públicas. A primeira acontece no dia 12 de março, às 19 horas, com o tema “Mulheres: Avanços e Desafios”, promovida pela vereadora Jussara Fernandes (Republicanos). A segunda será no dia 13 de março, às 19 horas, com o tema “Faces da Violência – Marielle: Força e Luta”, promovida conjuntamente pelas vereadoras Fernanda Garcia (PSOL) e Iara Bernardi (PT) e pelos vereadores Raul Marcelo (PSOL) e Izídio de Brito (PT).
Já na tarde do dia 14 de março, às 14h30, também no plenário da Casa, haverá o lançamento de uma revista sobre os dois anos de itinerância da Exposição Frida Kahlo, por iniciativa da vereadora Iara Bernardi (PT).