Espaço destinado a jornalistas homenageia legado do comunicador, que marcou a história do rádio sorocabano
O presidente da Câmara de Sorocaba, vereador Luis Santos (Republicanos), inaugurou nesta terça-feira, 4, ao lado de vereadores, jornalistas, radialistas e convidados, a Sala de Imprensa "José Roberto Ercolin". O espaço, destinado exclusivamente aos jornalistas que cobrem os trabalhos do Legislativo durante as sessões ordinárias, extraordinárias e audiências públicas, homenageia o comunicador, que foi âncora do Jornal da Manhã da rede Jovem Pan por mais de 30 anos.
Além do presidente, estiveram presentes os vereadores Henri Arida (MDB), Jussara Fernandes (Republicanos), Fernanda Garcia (PSOL), Alexandre da Horta (Solidariedade), Fausto Peres (Podemos), Cláudio Sorocaba (PSD), Izídio de Brito (PT), Toninho Corredor (Agir), Caio Oliveira (Republicanos), Rodolfo Ganem (Podemos) e Rogério Marques (Agir). Também participaram da inauguração os secretários de Comunicação Institucional, Fábio Mascarenhas; Jurídico, Márcia Pegorelli; Legislativo, Marcelo Almeida; de Gestão Administrativa, Ramon Porto; e o secretário Geral da Casa, Marcos Rodrigues.
Representando a rádio Jovem Pan e seu proprietário, Francisco Pagliatto Neto, colegas de Ercolin também prestigiaram a homenagem. Entre eles, a diretora administrativa Juliana Gonçalves, a diretora de jornalismo Alana Damasceno, a assistente administrativa Lusane Súnica e os jornalistas e radialistas Rosana Pires, José Desidério, Urbano Martins, Rubens Maximiano, Caio César e Kauã Rocha, além do médico e amigo pessoal do homenageado, Francisco Jarbas.
Luis Santos destacou ter sido essa sua primeira decisão como presidente. “Essa foi a primeira decisão que tomei no meu mandato, reconhecendo a importância da imprensa. O nome do Ercolin foi uma unanimidade, devido à presença constante no dia-a-dia dos sorocabanos por mais de 30 anos, seu profissionalismo e competência”, destacou.
O secretário de Comunicação Institucional do Legislativo destacou a importância do espaço. "Estamos nos esforçando para atender a solicitação da imprensa, sempre visando a melhora das condições de trabalho dentro da Câmara Municipal", destacou, lembrando que mais de 20 jornalistas de veículos impressos, internet, agências de notícias, radios e televisão realizam a cobertura das ações do legislativo sorocabano.
Urbano Martins, colega de rádio durante toda a passagem de Ercolin na Jovem Pan, falou emocionado do amigo. "Ercolin é uma presença e ele não morreu. Ele estará sempre conosco, no presente, no futuro e na história do rádio e do jornalismo sorocabano", celebrou.
A sala de imprensa externa foi nomeada por meio do Projeto de Resolução nº 2/2025, de “Jornalista José Roberto Ercolin”, aprovado por unanimidade pelos vereadores. Paulista da cidade de Tietê, José Roberto Ercolin nasceu em 15 de fevereiro de 1963, filho de Cassilda Capellini Ercolin e João Baptista Ercolin, descendentes de italianos. Aos 16 anos, iniciou sua carreira no Rádio Porto-Felicense, atuando, posteriormente, na Rádio Convenção de Itu e na Rádio Brasil, de Campinas, onde cobriu eventos históricos, como a posse presidencial de 1985 em Brasília.
Contratado pela Jovem Pan de São Paulo como repórter esportivo, participou de coberturas esportivas nacionais e internacionais. Em 1990, recebeu o Prêmio “Bola de Ouro” como repórter de campo revelação. Consolidou sua carreira na Rádio Ipanema/Jovem Pan Sorocaba, onde atuou por 30 anos como âncora do “Jornal da Manhã”. Sua voz era sinônimo de credibilidade e informação de qualidade em toda a região de Sorocaba. Era formado em Direito pela Faculdade de Direito de Itu. Faleceu em 13 de março de 2021, vítima de infarto fulminante, tendo apresentado seu último “Jornal da Manhã” um dia antes.