O vereador Luis Santos (Republicanos) anunciou que o aniversário da Câmara de Sorocaba, em 3 de março, será comemorado com ato cívico
“A Câmara Municipal é o coração da democracia. É o espaço onde são discutidas e aprovadas as leis que regem a vida de nossa comunidade. É aqui que os representantes do povo se encontram para debater ideias, projetos, anseios, sempre visando ao bem-estar e ao desenvolvimento da nossa querida Sorocaba.” Com essas palavras, o presidente da Câmara Municipal, vereador Luis Santos (Republicanos), abriu o ano legislativo em pronunciamento na tribuna durante a 1ª Sessão Ordinária da Casa, realizada na manhã desta terça-feira, 4.
“Esta Casa de Leis é um reflexo da diversidade, da pluralidade social, um espaço aberto à participação cidadã. Aqui, as vozes da população podem ser ouvidas e os problemas da cidade podem ser discutidos em busca de soluções que atendam aos anseios de todos”, enfatizou Luis Santos, que destacou o papel fundamental do Legislativo na fiscalização e no controle do Poder Executivo, garantindo a transparência e a legalidade das ações governamentais.
Luis Santos destacou que o mês de janeiro, a despeito de não haver sessões ordinárias, foi um mês de atividades ininterruptas na Casa. “Realizamos duas sessões extraordinárias e foram protocoladas 1.513 proposituras pelos parlamentares, um recorde em toda a história da Câmara nesse período”, destaca Luis Santos. “Também fizemos a entrega de dez gabinetes para dez novos vereadores e suas equipes, que ainda estão em processo de adequação, considerando-se a urgência com que precisavam ser instalados”, acrescenta.
Aniversário da Câmara – Luis Santos anunciou que a valorização da história da Câmara Municipal de Sorocaba, desde sua instalação por Baltazar Fernandes, em 3 de março de 1661, será um compromisso permanente de sua gestão e adiantou que já encomendou ao escritor Nelson Malzoni, seu assessor, e a um servidor da Casa que a história do Legislativo sorocabano seja atualizada e registrada em livro. Também adiantou que o próximo aniversário de 364 anos da Câmara será comemorado com um ato cívico na data mais próxima ao dia 3 de março.
O presidente da Casa também lembrou que a Câmara Municipal de Sorocaba lançou um curso de boas práticas legislativas e um curso de gestão de atendimento ao cidadão, que repercutiram além das fronteiras do município, despertando o interesse da cidade de Piracicaba, que pretende replicar o modelo. Luis Santos também adiantou que serão feitas reformas na estrutura física da Casa para um melhor desempenho dos trabalhos legislativos e um melhor atendimento à população.
Sala de Imprensa – Lembrando que, no mês de janeiro, visitou vários veículos de imprensa e diversas entidades da sociedade civil, além de receber dezenas de munícipes e lideranças em seu gabinete, Luis Santos destacou a importância da transparência e participação no Legislativo, ressaltando o papel crucial da imprensa para a democracia. “Inauguramos, hoje, a nova Sala de Imprensa ‘José Roberto Ercolin’, oferecendo aos jornalistas que cobrem as nossas sessões um espaço que eles poderão utilizar com o objetivo de facilitar seu trabalho”, afirmou.
Luis Santos fez questão de lembrar a primeira formação da Casa, em 1661, que era constituída por dois juízes, Baltazar Fernandes e seu genro André de Zunega, e os vereadores Cláudio Furquim e Pascoal Leite Paes. E anunciou que, como parte do resgate dessa história e do protagonismo da Câmara, será instituído o Projeto “Câmara em Ação”, composto, entre outras iniciativas, pela “Câmara Itinerante”, que irá levar o Legislativo a todas as regiões da cidade, mediante reuniões nos bairros. O vereador fez questão de enfatizar que “o progresso de Sorocaba passa pela Câmara”.
Por fim, o presidente da Casa agradeceu a confiança de todos e afirmou seu compromisso em defesa dos valores democráticos e dos direitos do povo: “Que cada um de nós siga firme na missão de construir uma sociedade mais justa, igualitária e solidária. Por isso, convido a todos a se engajarem com a maior dedicação possível nas discussões que acontecem neste plenário. Juntos podemos construir uma cidade mais justa, mais democrática e mais próspera para todos a todos. O meu muito obrigado” – finalizou Luis Santos como presidente da Casa.