Vereador destaca que um dos grandes diferenciais do plano é o incentivo à participação popular
O vereador Ítalo Moreira (União) protocolou um projeto de lei que visa instituir o Plano Municipal de Controle e Combate à Proliferação de Escorpiões de Sorocaba. A proposta, estruturada em cinco capítulos, tem como objetivo reduzir os riscos relacionados ao aumento da população de escorpiões na cidade, além de promover a conscientização e a segurança da população.
O projeto prevê a implementação de ações permanentes de monitoramento e fiscalização e a promoção de campanhas educativas. Entre as medidas prioritárias, estão a intensificação da limpeza urbana, a identificação e eliminação de criadouros, e a criação de mapas de infestação, utilizando denúncias e registros como base para intervenções direcionadas.
Um dos grandes diferenciais do plano é o incentivo à participação popular. Para isso, prevê-se a criação de canais de comunicação diretos, como aplicativos e telefones, para denúncias de locais propensos à proliferação. Além disso, parcerias com ONGs, associações de moradores e empresas privadas são encorajadas para a realização de mutirões e outras iniciativas educativas. A proposta também estabelece penalidades para proprietários que não mantiverem seus terrenos limpos e incentivos fiscais para empresas que contribuírem com soluções tecnológicas e serviços inovadores no combate à proliferação de escorpiões.
Ítalo Moreira propõe a união de esforços entre a Secretaria de Saúde, o Departamento de Zoonoses, a Secretaria do Meio Ambiente e outros órgãos competentes, criando uma rede integrada de prevenção e controle. O plano ainda é flexível, permitindo regulamentações específicas pelo Executivo para atender às particularidades do município.
(Assessoria de imprensa – vereador Ítalo Moreira – União)