Cerimônia que deu posse às novas conselheiras para a gestão 2025-2027 foi realizada nesta segunda-feira, 20, no Paço Municipal.
O presidente da Câmara de Sorocaba, pastor Luis Santos, representou o Legislativo sorocabano na cerimônia de posse das conselheiras eleitas para o biênio 2025-2027 do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). A cerimônia foi realizada no Salão de Vidro do Paço Municipal e contou com as presenças dos vereadores Iara Bernardi, Jussara Fernandes, Henri Arida, Rodolfo Ganem, Izídio de Brito e Alexandre da Horta, da primeira-dama Sirlange Maganhato, além de secretários municipais e representantes da sociedade civil.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Sorocaba foi o primeiro do Brasil em âmbito municipal, fundado em 13 de julho de 1987, por meio do decreto n.º 5.889. A Câmara Municipal reconheceu a utilidade pública do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em 1992 e, finalmente, regulamentou a criação do CMDM por meio da lei municipal 6669/2002, depois revogada e atualizada pela lei 11.598/2017, que também criou o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. Hoje, o CMDM é ligado à Secretaria da Cidadania (Secid).
Foram empossadas 20 conselheiras como titulares e respectivas suplentes. Após a posse, o Conselho se reunirá para definir a sua nova Diretoria.
O CMDM tem, entre seus planos de atuação, promover ações em prol da inserção ou recolocação da mulher no mercado de trabalho, do empreendedorismo feminino, de melhorias na área de segurança e da rede de proteção, além de apoio às iniciativas ligadas à cultura e à educação para as mulheres.