O vereador Luis Santos (Republicanos) ressaltou a importância da atriz – que morreu aos 94 anos – para a cultura sorocabana
O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador e pastor Luis Santos (Republicanos), manifestou votos de profundo pesar pela morte da atriz Elvira Gentil, aos 94 anos, ressaltando o legado da artista para a cultura de Sorocaba e região.
“Além do trabalho como atriz, tendo atuado no teatro e na TV, Elvira Gentil contribuiu para formar gerações de artistas, como diretora e professora de teatro, além de diretora cênica de óperas”, afirma Luis Santos, lembrando, ainda, que a atriz realizou trabalhos na TV Cultura, sob a direção do sorocabano Ademar Guerra (1933-1993), e no SBT.
Elvira Gentil nasceu em 13 de setembro de 1930, em Votorantim, quando a cidade vizinha ainda fazia parte de Sorocaba. Formou-se na Faculdade Paulista de Artes e era pós-graduada em Estéticas Contemporâneas pelo Instituto Mackenzie. Foi aluna de Eugênio Kusnet (1898-1975), diretor e professor de teatro russo radicado no Brasil, e fez estágio no H.B. Stúdio de Arte Dramática, em Nova York.
Além de atuar e ministrar oficinas em cidades como São Paulo, Sorocaba e Itu, também encenou diversos espetáculos, tendo dirigido, em 2004, o musical “Bidu Sayão: Uma Homenagem”, de Décio Gentil e Adir de Lima, apresentado no Teatro São Pedro, em São Paulo. Também se apresentou em Portugal.