09/01/2025 17h52
atualizado em: 09/01/2025 18h09
Facebook

Em reunião com conselho e coordenadoria municipais, vereador promete mobilizar parlamentares pela causa

O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Luis Santos (Republicanos), reuniu-se na tarde desta quinta-feira, 9, no gabinete da presidência do Legislativo, com o coordenador de desenvolvimento social da Secretaria de Cidadania, Jesiel Pontes de Oliveira, e com a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Sorocaba, Jeane Collaço.

Durante a reunião, foram discutidos temas prioritários para a inclusão e acessibilidade no município. Luis Santos destacou o papel fundamental do Legislativo no avanço das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência e garantiu que o apoio à causa será intensificado, com a Câmara Municipal atuando como ponte entre o conselho, a Prefeitura e a sociedade. 

“Com a presença nas reuniões, criando ações que promovam inclusão e resultem em benefícios reais, podemos contribuir para o bem-estar de todos aqueles que enfrentam limitações. Isso inclui trabalhar por condições dignas de vida, conforto, inserção no mercado de trabalho e combate à discriminação”, afirmou Luis Santos. “A Câmara tem uma oportunidade única de atuar de forma proativa, estimulando também as empresas a abrir portas para as PCDs, com condições adequadas para exercerem suas funções com dignidade”.

O vereador, que possui ampla experiência no setor social, destacou seu compromisso de mobilizar os demais parlamentares em prol do protagonismo do Legislativo nessa pauta. “Eu acredito que posso contribuir bastante enquanto presidente, estimulando meus colegas vereadores a terem uma participação mais efetiva nessa proposta de protagonismo da nossa Casa”, concluiu.

Em relação à nova Secretaria de Inclusão e Transtorno do Espectro Autista, cuja criação foi recentemente aprovada pela Câmara Municipal, a presidente do conselho, Jeane Collaço, manifestou a necessidade de mais informações sobre seu funcionamento. Em resposta, Luis Santos se comprometeu a intermediar um diálogo envolvendo o Executivo e representantes de entidades do setor para esclarecer como a pasta atuará na prática.