Vereador Luis Santos (Republicanos), em entrevista à Rádio Cruzeiro FM, também falou sobre suas perspectivas à frente do Legislativo sorocabano
Eleito presidente da Câmara Municipal de Sorocaba para o biênio 2025/2026, o vereador e pastor Luis Santos (Republicanos) concedeu entrevista ao “Jornal da Cruzeiro”, da Rádio Cruzeiro FM, na manhã desta sexta-feira, 3, quando falou de sua gestão à frente do Legislativo sorocabano e defendeu o protagonismo do Poder Legislativo. Na entrevista conduzida pelos jornalistas André Fazano e Cibelle Freitas, o presidente da Casa também falou sobre os projetos em pauta na primeira sessão extraordinária da nova legislatura.
“A Câmara Municipal precisa ter protagonismo. As pessoas precisam saber que a Câmara não é um setor da Prefeitura, mas o Poder Legislativo municipal, responsável pela aprovação das leis que beneficiam a sociedade e impactam diretamente a vida do cidadão”, afirmou Luis Santos, citando como exemplo o auxílio concedido às vítimas de enchentes. “Esse auxílio só existe porque foi aprovado pela Câmara, mas as pessoas, depois que o recebem, tendem a se esquecer disso”, enfatiza o parlamentar.
Luis Santos citou diversos programas e políticas públicas que foram implantados em Sorocaba por meio de leis aprovadas pela Câmara Municipal, como a aprovação da operação de crédito voltada para a melhoria da iluminação pública na cidade, mediante a implantação de lâmpadas de LED, os processos de regularização fundiária em mais de 20 bairros, emendas parlamentares para hospitais, como a Santa Casa, o Santa Lucinda, o Gpaci, e plano de carreira do funcionalismo público municipal, entre outras ações. “Em resumo, o progresso de Sorocaba passa pela nossa Casa de Leis” – enfatiza Luis Santos.
Na entrevista à Rádio Cruzeiro FM, o vereador também falou sobre a primeira sessão extraordinária do ano Legislativo, realizada na sexta-feira, 3, com cinco projetos aprovados, entre eles, a autorização para a Prefeitura de Sorocaba realizar operações de crédito visando investimentos na cidade em várias áreas e alterações na estrutura administrativa da Prefeitura, com a criação, entre outras, da Secretaria da Mulher e da Secretaria do Autismo. O vereador defendeu a importância dos projetos para a cidade e a necessidade de sua apreciação nas sessões extraordinárias.
Luis Santos explicou que, no caso do projeto de lei relativo às operações financeiras, compete à Câmara Municipal aprovar apenas parte do processo, isto é, a autorização para a Prefeitura de Sorocaba buscar o empréstimo. “Depois disso, o processo passa por uma peneira nos órgãos técnicos federais e instituições de fomento. Esses órgãos irão avaliar uma série de requisitos, inclusive a situação de endividamento da cidade na Secretaria do Tesouro Nacional, onde, por sinal, Sorocaba tem nota “A”. A saúde financeira de Sorocaba é muito boa”, argumentou.
Para Luis Santos, a tendência é que o dólar deixe de continuar subindo ainda mais e venha a cair. “O governo tem que controlar isso, a tendência é o dólar cair, senão o país não vai suportar”, afirma, ressaltando que as obras previstas exigem a busca desses recursos. “Sorocaba está crescendo num ritmo muito acelerado, que exige investimentos. Temos situações de congestionamento, temos o problema climático, a questão das enchentes, mas todos esses problemas exigem soluções muito onerosas, por isso, a necessidade de buscar essas operações de crédito”, destacou Luis Santos, que, na entrevista, também discorreu sobre o desenvolvimento da cidade e o papel da imprensa, adiantando que uma de suas primeiras medidas será criar um espaço para a imprensa na Câmara Municipal.