18/12/2024 08h14
atualizado em: 18/12/2024 08h14
Facebook

Programa federal que engloba atendimentos às mulheres vítimas de violência pode ser implementado em Sorocaba

Empenhada em trazer uma unidade da Casa da Mulher Brasileira para Sorocaba, desde a retomada do programa federal, a vereadora Iara Bernardi (PT) participou de uma reunião no Ministério das Mulheres, em Brasília, nesta terça-feira (17).

A reunião aconteceu a pedido da vereadora, com a ministra das mulheres, Cida Gonçalves; o deputado federal, Jilmar Tatto (PT); a primeira-dama Sirlange Maganhato e a superintendente do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi), Jessica Pedrosa.

O Governo Federal e a Prefeitura de Sorocaba deram sinal positivo para a criação da instituição na cidade, mas para a Casa sair do papel, ainda falta o alinhamento com o Governo do Estado, que será responsável por diversos serviços.

O deputado Jilmar Tatto se comprometeu a conversar com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para agilizar o processo.

A Casa da Mulher Brasileira é uma instituição que reúne todos os atendimentos necessários às mulheres vítimas de violência, além de promover ações de prevenção.

Com a criação da Casa, as mulheres podem encontrar, em um só lugar, acolhimento e triagem; apoio psicossocial, delegacia especializada; juizados e varas especializadas; Ministério Público; Defensoria Pública; central de transportes; promoção da autonomia econômica; alojamento de passagem; serviços de saúde; e brinquedoteca para as crianças.

(Assessoria de imprensa – vereadora Iara Bernardi – PT)