10/12/2024 14h51
atualizado em: 10/12/2024 14h52
Facebook

Dr. Nelson Malzoni recebeu a homenagem por iniciativa do vereador Luis Santos (Republicanos).

A Câmara Municipal realizou, na noite de segunda-feira, dia 9, uma sessão solene em celebração ao Dia da Bíblia, comemorado no segundo domingo de dezembro, e outorga do Título de Cidadão Emérito ao advogado sorocabano dr. Nelson Malzoni. A iniciativa foi do vereador Luis Santos (Republicanos), que presidiu a mesa de honra, composta também pelo coordenador de desenvolvimento institucional da Sociedade Bíblica Brasileira, pastor Gilvan Lima; pastor Dirceu de Lima, da igreja Adventista; presbítero Aparício da Silva, representando o pastor Luciano Sanches, do Ministério Ipiranga; pastor Lorival Moreira, representando o pastor Osmar Goulart, da Assembleia de Deus, Ministério Belém; e a vereadora eleita Tatiane Costa (PL), além do próprio homenageado.

Luis Santos enalteceu a historia de Nelson Malzoni, lembrando das superações e as conquistas do advogado, além da atuação como voluntário em favor da população sorocabana. “Hoje eu sou o mais honrado em poder outorgar esse título que é a maior honraria a alguém nascido aqui”, disse. “É uma alegria sem tamanho em ser a pessoa que Deus utilizou pra lhe conceder essa honraria, que a cidade reconhece no senhor esse exemplo de dedicação, superação e conhecimento prático”, afirmou.

Dia da Bíblia – A sessão teve início com a celebração do Dia da Bíblia. Gilvan Santos relembrou a origem da data, criada na Inglaterra, em 1549, “para agradecer a Deus pela palavra”, e que foi trazida ao Brasil e se tornou lei federal em 1995. Ele contou sobre a chegada do primeiro carregamento de bíblias ao país, em 1808, vindas da Europa,e  a criação da Sociedade Bíblica do Brasil em 1948. “Desde lá o crescimento da Bíblia, a divulgação da palavra para um país tão grande quanto o Brasil vem aumentando”, disse. Segundo ele, a previsão é que este ano sejam 8 milhões de bíblias distribuídas e impressas pela Gráfica da Bíblia, criada em 1995, e que até este ano marcou 200 milhões de bíblias já impressas no país. “Celebrar o Dia da Bíblia é agradecer a Deus por nos dar a sua palavra”, disse.

A vereadora eleita Tatiane Costa testemunhou sobre a importância da bíblia em sua vida e a influência do livro para a sociedade brasileira. “A Bíblia me deu uma base sólida e permitiu distinguir o que é certo e o que é errado”, disse, lembrando que os textos bíblicos foram essenciais em seus debates políticos na universidade. “Somente com ela eu conseguia vencer as discussões, pois seus princípios são inquestionáveis”, afirmou. Ela citou trechos da bíblia que, segundo ela, são princípios para a vida pública e privada.

Durante o evento, forma entregues votos de congratulações para diversos escritores cristãos pela participação na sessão solene do Dia da Bíblia.

Cidadão Emérito – Na sequência da sessão solene, foi realizada a cerimônia de outorga do Título de Cidadão Emérito ao advogado Nelson Malzoni Silvério. O pastor Dirceu Lime contou sobre o percurso de vida do homenageado, as lutas e as conquistas alcançadas, destacando a projeção nacional e internacional, sempre embasado na fé cristã. O vererador Luis Santos entregou a placa do título ao advogado sorocabano, que discursou sobre o reconhecimento recebido e deixou mensagem aos presentes. “Acreditem na beleza e na força dos seus sonhos nunca duvidem do grande e admirável poder de Deus”, disse.

Nascido em Sorocaba, no dia 12 de outubro de 1982, Nelson Malzoni Silvério estudou a vida toda em escolas públicas e sempre sonhou em publicar seus livros, alguns dos quais já tinha prontos desde seus 12 anos. Com pais separados, enfrentou dificuldades financeiras na infância, e saia com a mãe pelas ruas para pedir livros, revistas ou jornais para os vizinhos, e até mesmo procurava no lixo das pessoas para ver se encontravam livros ou revistas. Por conta do conhecimento adquirido, era apelidado de “Menino Enciclopédia”.

Escreveu quase três mil poemas, publicou 40 livros, fez cinco faculdades, 13 pós-graduações, Mestrado, Doutorado, 390 cursos com certificado, escreveu inúmeras reflexões e artigos para sites, jornais e revistas e deve ter lido mais de cinco mil revistas e jornais diferentes em sua vida. Em um dos momentos de maior adversidade, superou uma profunda depressão.

Trabalhou em diversos locais, ganhou diversos prêmios e reconhecimentos, criou, desenvolveu e manteve diversos projetos, tem habilitação para mais de 10 profissões, sendo a principal a advocacia, sendo presidente da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil. Hoje, busca ajudar crianças a concretizar sonhos e contribuir para o crescimento de Sorocaba.

A sessão solene contou com apresentações artísticas da sanfoneira Evaldia Martins acompanhada por banda; do coral da Assembleia de Deus Ministério Ipiranga; a leitura de um acróstico por Lilian Braga, enaltecendo a bíblia como representação de Cristo; da cantora pastora Keila Vasconcelos e do trio Joelma, Joelson e Joemir. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba e pode ser conferido nas redes sócias do Legislativo (YouTube e Facebook).