Vereador falou sobre as áreas de atuação do mandato em entrevista exibida pela TV Câmara Sorocaba.
O vereador Fernando Dini (Progressistas) participou, na tarde desta terça-feira, 3, do programa “Bate-papo com os Vereadores", transmitido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba. Na entrevista, conduzida pelo jornalista Carlos Garbo, o parlamentar tratou de temas como combate à violência contra as mulheres e ao trabalho infantil, segurança pública e regularização de construções.
Dini contou que atende a população em seu escritório na Zona Leste há 25 anos, antes mesmo de se tornar vereador, o que mostra o comprometimento com os munícipes. Ele destacou que uma das principais bandeiras do mandato é a defesa das mulheres, tendo sugerido a criação da Secretaria das Mulheres. “Se criada, será um grande marco para a cidade e um modelo de políticas públicas atualizadas”. O vereador também classificou que o aumento do número de vereadores e mulheres dentro do legislativo como um fator positivo.
Dentre as propostas apresentadas, Fernando Dini destacou o auxílio aluguel para mulheres vitimas de violência doméstica, resaltando que a lei se tornou referência para outras cidades e o estado. “Com essa lei, a mulher tem a oportunidade de se livrar da violência e proteger a sua prole.”, disse. Ele contou que outra iniciativa na mesma área da segurança é a solicitação da criação de uma delegacia 24 horas e da mulher, além do retorno do Conelho Tutelar para a Zona Norte.
Fernando Dini explicou ainda sobre a lei que determina penalidade administrativa para empresas que exploram o trabalho infantil, que se tornou referência nacional. Ele disse que é importante respeitar o menor aprendiz e o estagiário. “O que não pode é uma empresa pegar uma criança, tirar da escola e colocar pra trabalhar, sem nenhum tipo de proteção”, afirmou. Segundo o parlamentar, empresas que estejam fora do regramento legal terão o alvará cassado. “É uma pena dura, mas não tão dura quanto o trabalho escravo, o trabalho infantil”, justificou.
Outra área de atuação abordada pelo vereador foi sobre construções irregulares. Dini disse que o código de obras do município é da década de 1960 e está defasado. Segundo ele, enquanto não há a atualização, é necessário permitir a regularização de imóveis de pessoas que realizaram pequenas obras nos imóveis e por isso apresentou uma lei para definir esse procedimento.
Na oportunidade, Fernando Dini tratou de segurança pública e a chegada do 2º Batalhão da Polícia Militar, atualização do Plano Diretor Municipal, a lei de IPTU progressivo sobre imóveis abandonados, proposta para garantir maior segurança no transporte de cargas e solicitação de melhorias para o trânsito na região da Avenida João Vagner Wey, no Jardim Pagliato, como sinalização, aberturas de vias e novo viaduto sobre a Raposo Tavares. A entrevista de Fernando Dini pode ser vista na íntegra na programação da TV Câmara e nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).