Programa contou com a participação do vereador Cristiano Passos (Republicanos) e a primeira-dama Sirlange Maganhato.
As ações desenvolvidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS) foram apresentadas no programa Radar Cidadão, realizado na tarde desta quinta-feira, 29, pela rádio Câmara. Participaram da entrevista o vereador Cristiano Passos (Republicanos) e a primeira-dama Sirlange Maganhato, presidente do FSS.
Sirlange comentou que o ano atual foi diferenciado para o Fundo Social por conta do período eleitoral, que impediu várias ações. No entanto, ela destaca a reforma do barracão da entidade, a construção de um novo prédio para a sede, e que agora passará a ser destinado ao atendimento da mulher, a conquista de dois caminhões e melhorias no processo para o mercado solidário. Ela ainda lembrou que na área do barracão será construída uma loja para o bazar do FSS. “Ali vai ficar um complexo, tanto do Fundo Social, como um centro especializado para a mulher”, contou.
A primeira-dama informou que está em atividade a segunda feira do empreendedor, que é um projeto do FSS, e está em preparação o casamento comunitário, que será realizado no dia 21 de dezembro, com a expectativa de recorde de casais. “É o sonho de muita gente”, destacou Cristiano Passos. Sirlange disse que a cerimônia conta com empresas parceiras e deve envolver mais de 1000 convidados. “Todas as custas do cartório nós que providenciamos”, contou.
Um projeto do FSS destacado pelos convidados foi o “A Fome não é Fake”, de arrecadação de mantimentos, roupas e medicamentos para populações carentes. Cristiano Passos lembrou da ajuda enviada por Sorocaba para os moradores do Rio Grande do Sul, que sofreram com grandes enchentes que atingiu diversos município gaúchos. “Mandamos 30 carretas e dois aviões, sendo um somente com medicamentos”, explicou Sirlange. O vereador contou que uma equipe de resgate formada por sorocabanos também auxiliou no resgate de animais ilhados.
A presidente do FSS falou sobre a distribuição de cestas básicas, o trabalho desenvolvido dentro dos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), em parceria com o Sebrae, para ofertar cursos à população, entre outras atividades, como a capacitação de educadores para atuação no futuro Centro de Referência de Atendimento ao Autista. Ela justificou o pedido de emendas impositiva aos vereadores para que a estrutura possa sair do papel o quanto antes.
Natal – Sirlange contou que mais uma vez será realizado o evento Natal Iluminado em Sorocaba, uma iniciativa para fomentar o comércio local. Ela lembrou que a instalação de guarda-chuvas no ano passado foi mantida durante todo o ano a pedido dos comerciantes, pois se tornou uma atração turística. A primeira-dama contou que a abertura das atrações será na praça Coronel Fernando Prestes, no próximo dia 6 de dezembro, com carrossel e brinquedos para crianças, apresentações artísticas e da banda Baddini, e o acendimento da iluminação natalina. Já no dia 8 de dezembro, será feita a inauguração da decoração no Paço Municipal, incluindo a chegada do Papai Noel de helicóptero, a partir das 16h. “Vai ser uma grande festa”, disse Sirlange, convidando toda população a participar.
A presidente do FSS ainda falou sobre a realização do programa Férias Quentes para crianças, no mês de janeiro, e pediu a contribuição de pessoas interessadas em ajudar no evento. Ela também contou sobre o 1º Concurso Casa Iluminada que está com inscrições abertas pelo site da prefeitura.
O programa Radar Cidadão pode ser conferido na integra durante a programação da TV Câmara Sorocaba ou pelas redes sociais do Legislativo (YouTube e Facebook).