Vereador participou do programa Bate-papo com os Vereadores na tarde desta terça-feira, 26.
O vereador Silvano Junior (Republicanos) foi o entrevistado do programa Bate-papo com os Vereadores, realizado na tarde desta terça-feira, 26, pela Rádio Câmara Sorocaba. Na entrevista, conduzida pelo jornalista Carlos Garbo e transmitida ao vivo pela TV Câmara, o parlamentar falou sobre a campanha que resultou na sua reeleição para mais um mandato e defendeu mais agilidade no atendimento na área da saúde.
Silvano Junior agradeceu o apoio da população que o elegeu mais uma vez e disse que pretende continuar o trabalho para atender as demandas da cidade. Segundo ele, um dos principais problemas na cidade é a demora para atendimento na área da saúde. “Sorocaba é uma cidade rica, não pode acontecer de uma pessoa ficar um ano esperando um exame”, disse. Ele contou que tem pessoas diagnosticadas com câncer aguardando meses por tratamento, sendo que a lei exige que seja o início seja no máximo em 60 dias.
O vereador comentou sobre a discussão da LOA (Lei Orçamentária Anual) e afirmou que a saúde recebeu muitos recursos, mas ainda apresenta muitas necessidades, como estrutura física e ampliação do quadro médico. Ele fez um comparativo de Sorocaba com a cidade de Indaiatuba, a qual visitou e afirmou estar em situação muito melhor na área da saúde.
Outros temas abordados por Silvano Junior foram a discussão da revisão do Plano Diretor e a preocupação com o crescimento ordenado na cidade, citando a necessidade de estratégias para evitar os alagamentos e melhorias para a mobilidade urbana.
O vereador também falou sobre projetos de sua autoia, como a lei que concede descontos no IPTU para imóveis que têm ponto de ônibus na calçada, obrigação de fiação subterrânea em novos empreendimentos, legalização de construções irregulares, exames oftalmológicos e otorrinolaringológicos para alunos da rede municipal de ensino, sonorizados em faixas de travessias e carteira de identificação e laudo médico permanente para quem tem síndrome de down. Ele afirmou que pretende apresentar novos projetos na área da educação, também para crianças que possuem TEA (transtorno do espectro autista).
Silvano comentou sobre projeto para instalação de concertinas nas escolas, para ampliar a segurança de alunos e professores. “Hoje não é mais o tempo que estudamos há quarenta anos. A concertina é para trazer mais segurança”, disse, afirmando que o ideal seria ainda a implantação de caseiros nas unidades de ensino.
Na área do esporte, o vereador contou que o orçamento destinado para a pasta é pouco e por isso destinou emendas impositivas. Ele disse que investimento no esporte é redução de gasto na área da saúde. Segundo Silvano Junior, o maior centro esportivo do município, o Dr. Pitico na Zona Norte, está abandonado. O parlamentar informou que pretende apresentar projeto de lei para que novos equipamentos e brinquedos para crianças sejam de madeira, para diminuir a manutenção e ampliar a durabilidade, além de direcionar emendas para reformas de quadras e áreas de lazer.
A entrevista do vereador Silvano Junior no programa Bate-papo com os Vereadores pode ser conferida na integra durante a programação da TV Câmara Sorocaba e nas redes sociais do Legislativo (YouTube e Facebook).