25/11/2024 08h33
atualizado em: 25/11/2024 08h37
Facebook

A iniciativa é do vereador Dylan Dantas (PL), que ressalta a importância do esporte e dos eventos esportivos para as pessoas e a sociedade

O Mês do Jiu-Jitsu Brasileiro, instituído em novembro, será comemorado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, a se realizar na noite desta segunda-feira, 25, às 19 horas, no plenário da Casa, com atletas, mestres e entusiastas da arte marcial. A iniciativa é do vereador Dylan Dantas (PL), autor da Lei nº 12.696, de 22 de dezembro de 2022, que instituiu a comemoração no calendário oficial de Sorocaba.

A referida lei também autoriza a instituição do “Festival Sorocabano de Jiu-Jitsu Brasileiro”, que ocorre anualmente em novembro, mês em que estão previstos seminários, palestras, eventos e competições relacionados ao Jiu-Jitsu Brasileiro e aos benefícios da prática de esportes.

O jiu-jitsu teve início no Brasil em 14 de novembro de 1914, com a vinda de Mitsuyo Esay Maeda, mais conhecido como o Conde Koma, que desembarcou em Porto Alegre para fazer demonstrações de Jiu-Jítsu, depois de ter estado nos Estados Unidos, inclusive fazendo demonstrações da luta na Casa Branca para o presidente Theodore Roosevelt. 

Para Dylan Dantas, o fomento aos campeonatos e eventos esportivos oficiais e o incentivo à prática de esportes são salutares para o desenvolvimento da comunidade, em razão do impacto positivo que esses eventos trazem para a economia local ao atrair investimentos de infraestrutura e aquecer o comércio de serviços, a indústria alimentícia, o setor hoteleiro e de turismo.

A sessão solene será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3, digital e aberto; Canal 4 da Claro; e Canal 9 da Vivo) bem como pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (Youtube e Facebook), nas quais ficará disponível na íntegra.