22/11/2024 17h10
Facebook

O parlamentar, que preside uma frente parlamentar em defesa de pessoas com deficiência, irá propor utilidade pública para a entidade.

Na tarde desta sexta-feira (22), o vereador Aith (Republicanos) conversou em seu gabinete – na Câmara Municipal de Sorocaba – com diretores do “Projeto Isac”, uma entidade filantrópica que acolhe famílias de baixa renda, que têm crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), TOD (Transtorno Opositivo Desafiador) e outros tipos de dificuldades intelectuais.

A fundadora do projeto, Fernanda Barbosa, explicou que a maioria das famílias não recebe nenhum benefício do governo e muitas crianças ainda nem foram laudadas. “Atualmente estamos com 460 mães num sistema emergencial, fornecendo insumos, dietas, frascos, fraldas, medicações com acompanhamento de uma farmacêutica voluntária no atendimento às famílias, além de terapias integradas”, disse.

O “Projeto Isac” conta com a solidariedade de doadores, além de arrecadar tampas plásticas, lacres e latas, revertidos em recursos utilizados na reforma de cadeiras de rodas e acessórios para pessoas com necessidades especiais e acamados. “Estamos aqui para pedir ao vereador que apresente um projeto de lei na Câmara, porque ainda não temos o certificado de Utilidade Pública, que nos permitirá firmar convênios e receber emendas parlamentares”, afirmou a presidente da ONG.

Aith, que, desde o primeiro ano do seu mandato, preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras, se dispôs a conhecer a entidade e a fazer um projeto para que receba a utilidade pública. “Sabemos da importância do terceiro setor e que, mesmo com a nossa proposta de implantarmos uma casa com atendimento múltiplo aos autistas, o poder público não tem como atender a toda demanda da cidade, por isso, iremos continuar incentivando e apoiando as ONGs”, justificou.

(Assessoria de Imprensa – vereador Aith/Republicanos)