21/11/2024 15h05
Facebook

Ação de combate ao câncer de próstata foi discutida pelo vereador Fábio Simoa (Republicanos) e especialistas da área da saúde.

A campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, foi o tema do programa “Comissões em Debate”, realizado pela Rádio Câmara Sorocaba, na tarde desta quinta-feira, 21. Com apresentação do jornalista Carlos Garbo, o bate-papo contou com a presença do vereador Fábio Simoa (Republicanos), presidente da comissão de Saúde do Legislativo; do coordenado de atenção básica da Secretaria de Saúde (SES), dr. Paulo Sampaio; e o urologista que atua no Ônibus Azul, de saúde do homem, Joseph Dib Neto.

Os convidados explicaram sobre a origem da campanha e a importância da discussão da saúde do homem, já que de acordo com especialistas mais de 70 mil brasileiros devem receber o diagnóstico de câncer de próstata no Brasil durante todo o ano de 2024. Segundo o dr. Joseph Neto, o novembro azul foi a primeira a campanha colorida e serviu de modelo para outras mobilizações na área da saúde.

O médico lembrou que os homens tem deixado de lado o preconceito em relação ao exame físico, o mais eficaz para detectar o câncer e garantir a maior possibilidade de cura. Ele contou que hoje também é possível diagnóstico por exame de sangue, pelo número do PSA, com eficácia de 95%. O dr. Paulo Sampaio explicou que o câncer de próstata é o segundo com mais incidência no homem, atrás apenas do câncer de pele.

Joseph contou que os homens não tem o costume de buscar o atendimento médico e, na maioria dos casos, vão por orientação da esposa. O vereador Fábio Simoa destacou que a cidade tem poucos especialistas na área de urologia e o médico explicou que o Ônibus Azul busca atender em todos os bairros da cidade, mas que em alguns locais não existe segurança e estrutura adequada. Dr. Paulo Sampaio explicou que os médicos da UBSs também são capacitados para fazer a triagem para detecção precoce da doença.

O coordenador de atenção básica da SES contou sobre fatores de risco para o câncer de próstata. Segundo ele, entre eles estão obesidade, tabagismo, alimentação com ingestão e outros. O médico destacou ainda que existe o fator genético que não é possível alterar, e por isso é preciso que o homem nessa condição tenha mais atenção à saúde. Sobre a idade ideal para buscar acompanhamento, dr. Joseph explicou que a partir dos 40 anos, para homens que tem casos na família, e 45 para o restante, sempre uma vez por ano, já que a doença raramente apresenta sintomas. “Quando há sintomas, a doença já esta em estágio avançado, por isso é ideal fazer a consulta anual, para a detecção precoce”, explicou o urologista. Dr. Paulo lembrou ainda que qualquer alteração nos hábitos urinários do homem, é necessário buscar ajuda médica.

Em relação ao atendimento, o dr. Joseph explicou que existe na rede pública o programa “Fique Sabendo”, em que qualquer pessoa pode solicitar o exame, que aponta diversas doenças sexualmente transmissíveis que podem ser tratadas precocemente. E para garantir uma vida saudável, dr. Paulo apontou algumas iniciativas como boa alimentação, evitar o alcoolismo e o tabaco, além de manter a pratica constante de atividades físicas. “O ideal seria de 25 minutos por dia. É um hábito pequeno que você pode incluir na sua rotina”, disse. Ele também destacou que a atividade sexual é um fator protetivo contra o câncer de próstata.

Sobre tratamento, os médicos informaram que a maioria dos casos de câncer de próstata não é tão agressivos, e depende do estágio de detecção. As possibilidades são de tratamento, a retirada da próstata e a radioterapia. “As vezes o tratamento é só observar, mas também existe o tratamento para casos mais agressivos. Isso vai depender do urologista que estiver fazendo o acompanhamento do paciente”, disse. Dr. Paulo. Fábio Simoa orientou que os homens não busquem informações na internet, mas que procurem sempre um profissional da saúde.

Ônibus Azul – No programa, os médicos explicaram que o Ônibus Azul, serviço de atendimento específico para os homens, está disponível para qualquer munícipe sorocabano, e a escala de localização do veículo está disponível em todas as unidades básicas de saúde. No mês de novembro, as UBSs também terão ações específicas voltadas para a saúde do homem.

O vereador Fábio Simoa destacou a importância do Ônibus Azul para atender a saúde do homem em Sorocaba e garantiu empenho para buscar recursos para ampliar e melhorar o serviço. O programa “Comissões em Debate” pode ser conferido na integra durante a programação da TV Câmara Sorocaba e também pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (Youtube e Facebook).