Em entrevista na TV Câmara, o vereador explicou a lei que orienta sobre a Manobra Heimlich e a Semana Tulipa Vermelha.
Na tarde desta terça-feira, 19, o vereador Fábio Simoa (Republicanos) participou do programa “Bate-papo com Vereadores”, realizado pela TV Câmara Sorocaba, e conduzido pelo jornalista Carlos Garbo. Na entrevista ao vivo, a parlamentar falou sobre a nova composição da Câmara Municipal e destacou iniciativas do mandato voltadas para a área da saúde.
Fábio Simoa explicou sobre o trabalho realizado durante o mandato, que resultaram na reeleição para mais um período dentro do legislativo sorocabano. Ele destacou o aumento no número de vereadores na Casa de Leis, que passou de 20 para 25. “É um ganho para a população sorocabana esse crescimento, essa nova conjuntura da nossa Câmara de Sorocaba. Creio que é o numero ideal para ter um representatividade ideal do município”, afirmou.
O vereador falou sobreprojeto apresentados no legislativo, entre eles a lei que institui a Campanha de Conscientização sobre a Manobra de Heimlich, para orientar a população sobre o procedimento de primeiros socorros utilizado em caso de asfixia por engasgamento. Ele citou casos em que a técnica salvou pessoas, principalmente crianças, em situações de engasgamento, e que pretende ampliar a inicitiva. “Estamos criando uma lei que obriga os prédios públicos a ter um cartaz explicativo sobre a manobra”, revelou.
Simoa ainda comentou sobre a lei que criou as visitas virtuais em hospitais, inspirada em outras leis estaduais e federais, para garantir a visita a pacientes internados em situação de isolamento, e a lei que autoriza o transporte de animas no transporte público de Sorocaba. Outras iniciativas que Fábio Simoa destacou foram a lei 12.626/2022, que determina a regularização de nível das tampas de bueiro e poços de visita nas ruas do município, e a leis para regulamentação dos desmanches na cidade. “Uma lei fala sobre certificação, outra complementa a fiscalização do comércio de sucatas a aparas de ferro velho com a instalação de câmeras, e outra lei que determina que essas câmeras não podem ser desligadas, nem entrar com produtos em embalagens fechadas, que impeçam a visualização do conteúdo”, disse.
Na área da saúde, o vereador é o autor da lei que cria a Semana Municipal Tulipa Vermelha, para sensibilizar sobre a Doença de Parkinson, celebrada em abril. “Também criei a lei do cordão Tulipa Vermelha, para identificar a pessoa que tem a doença, de forma a evitar o preconceito”, afirmou. Fábio Simoa ainda aproveitou para falar sobre a campanha novembro azul, de conscientização sobre o câncer de próstata,e pediu para que os homens procurem a rede de saúde para fazer a prevenção. Outro tema tratado pelo parlamentar foi a importância sobre doação de sangue e plaquetas, lembrando que o dia 25 de novembro é o “Dia Nacional do Doador de Sangue”.
O programa “Bate-papo com Vereadores” pode ser conferido na integra durante a programação da TV Câmara Soroca a etambém pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (Youtube e Facebook).