Homenagem foi prestada por iniciativa do vereador Péricles Régis, ex-aluno da escola
Por iniciativa do vereador Péricles Régis (Agir), a Câmara Municipal de Sorocaba realizou na noite desta segunda-feira (18), uma sessão solene em comemoração aos 50 anos da ETEC Rubens de Faria e Souza, uma das instituições de ensino técnico mais tradicionais da cidade e da região.
A solenidade foi comandada pelo vereador proponente, Péricles Régis, que teve ao seu lado na mesa de honra o diretor da ETEC, Armando José Raszl; o ex-diretor Luiz Alberto Agassi; o professor Youzo Watanabe; Fernanda Maisa Pinho, representando o corpo docente; e Márcia Moraes Manzoni Leme Vieira, em nome dos servidores administrativos.
A sessão contou com a presença de alunos, ex-alunos, professores e funcionários administrativos da instituição. No momento cultural foi realizada a apresentação musical do trio Isadora, Victoria e Wesley (teclado, flauta e violino).
Em seu discurso, o diretor Armando Raszl destacou o impacto da ETEC na formação de milhares de profissionais ao longo de sua história. "A ETEC Rubens de Faria e Souza é um sonho para muitos jovens. Temos orgulho de, a partir do trabalho dedicado de nossos profissionais, termos contribuído para a criação de outras unidades, como a Fatec Sorocaba e as ETECs de São Roque, Armando Pannunzio e Piedade", ressaltou.
O vereador Péricles Régis, ex-aluno da instituição, também compartilhou suas memórias pessoais. "A escola me preparou muito, não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida. Foi no Rubens de Faria que comecei a trabalhar, formei minha primeira banda e falei em público pela primeira vez. Essa instituição faz parte da minha história e da de tantos outros que passaram por lá", declarou.
Sobre a ETEC – A história da ETEC Rubens de Faria e Souza remonta à década de 1920, quando foi fundada como Ginásio Industrial, oferecendo cursos de artes e ofícios para jovens em nível ginasial. Inicialmente, a instituição tinha como objetivo formar mão-de-obra qualificada para atender às demandas crescentes da industrialização no Brasil.
Em 1945, a escola passou a funcionar no prédio localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, nº 190, em Sorocaba, onde permanece até hoje. Essa mudança consolidou sua estrutura física e permitiu a ampliação de seus cursos e projetos educacionais.
Em 19 de outubro de 1974, a instituição recebeu o nome de Rubens de Faria e Souza, em homenagem ao professor e patrono que contribuiu significativamente para o desenvolvimento educacional da cidade. Desde 1982, a ETEC é mantida pelo Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo, que administra as Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) no estado.
Ao longo das décadas, a ETEC Rubens de Faria e Souza se firmou como uma referência em ensino técnico e profissionalizante, oferecendo cursos gratuitos de alta qualidade em áreas como Mecatrônica, Química, Eletrônica, Enfermagem e Eletrotécnica. Além disso, a escola é reconhecida por seus professores altamente qualificados e pela excelência de seus alunos, que frequentemente se destacam em exames como o ENEM e vestibulares, além de apresentarem altos índices de empregabilidade.
A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (Facebook e YouTube), onde pode ser assistida na íntegra.