O vereador reivindica ao Executivo a garantia de acesso mais ágil aos serviços de saúde para a população, especialmente de fisioterapia
O vereador Fausto Peres (Podemos) apresentou um requerimento na Câmara Municipal, em que solicita ao Executivo informações sobre a quantidade de pessoas que atualmente estão na fila de espera para atendimento de fisioterapia em Sorocaba. Aprovado na sessão ordinária de quinta-feira, 7, e já foi encaminhado ao Executivo, o requerimento indaga sobre o serviço de fisioterapia domiciliar, previsto em lei de autoria do vereador.
Ressaltando que a saúde é um direito fundamental do cidadão, Fausto Peres enfatiza que a fisioterapia é importante para a reabilitação do paciente no caso de lesões, alívio de dores crônicas, melhoria da postura, prevenção de doenças e apoio a pacientes com doenças crônicas, além do cuidado de idosos e crianças com necessidades especiais, entre outros benefícios para a saúde, e acrescenta que a falta desse atendimento pode agravar a condição clínica do paciente.
Fausto Peres é autor da Lei nº 12.796, de 9 de maio de 2023, que instituiu o programa de serviço de fisioterapia domiciliar assistida por unidade móvel devidamente equipada, com o objetivo de atender pacientes que não têm condições de se deslocar de suas residências até a unidade de saúde. O vereador quer saber se há um prazo previsto para que essa lei seja implementada.