06/11/2024 09h19
Facebook

Acolhimento por profissionais especializados na delegacia e atendimento descentralizado nas regiões de Sorocaba são algumas das propostas

Após reunião realizada nesta semana, o vereador Fernando Dini (PP) estabeleceu parceria com a titular da Delegacia da Defesa da Mulher (DDM) em Sorocaba, dra. Renata Zanin, para promover ações de combate à violência doméstica. Na tarde desta terça-feira, 4, eles se encontraram na sede da DDM, acompanhados da terapeuta especializada em empoderamento feminino, Juliana Rizzo. Dini vai trabalhar politicamente para estruturar mais acolhimento e segurança às vítimas, em sequência ao trabalho de combate à violência doméstica. “Estamos unindo todos os entes para que as vítimas tenham atendimento mais próximo de suas casas e com mais qualidade”, explica o vereador.

A delegada Renata Zanin aprovou a proposta levada pelo vereador Dini, para que reúnam forças, a fim de aumentar a rede protetiva às mulheres. Dra. Renata Zanin falou da importância de prestar ainda mais acolhimento, com profissionais especializados, às vítimas que chegam à DDM. O vereador declarou que vai buscar apoio político junto ao secretário de Estado da Segurança, Guilherme Derrite e o prefeito Rodrigo Manga, para que se criem convênios e assim disponibilizar psicólogos ou assistentes sociais às vítimas que chegam desamparadas na DDM.

Durante o diálogo, o vereador explicou que pretende trabalhar o combate à violência doméstica dialogando com a Polícia Civil, Ministério Público, Justiça, Prefeitura, Estado e a Câmara. Fernando Dini explicou que, quando secretário municipal da Segurança, lançou o Botão do Pânico / Protege Mulher, que já resultou em centenas de agressores detidos. Também expôs que foi ele quem criou a lei que garante o auxílio-aluguel às vítimas de violência doméstica, para que possam deixar de viver com os agressores.

A terapeuta em empoderamento feminino, Juliana Rizzo, falou do trabalho que promove em parceria com o vereador Fernando Dini. Ela está visitando e compreendendo as necessidades dos serviços da rede de proteção, para juntos elaborarem soluções. O Centro de Referência da Mulher (Cerem), a Casa Abrigo Valquíria Rocha (CAVR), o Centro Especializado de Reabilitação do Autor em Violência Doméstica (CERAV), entre outros, fazem parte das apurações da terapeuta.

(Assessoria de Imprensa – vereador Fernando Dini – PP)