Iara Bernardi e Péricles Régis participaram do programa “Bate-Papo com os Vereadores” na tarde desta terça-feira, 5.
Ações voltadas para as áreas da educação, saúde e emprego foram temas abordadas pelos vereadores reeleitos Iara Bernardi (PT) e Péricles Régis (Agir), durante o programa “Bate-Papo com os Vereadores”, realizado pela TV Câmara, na tarde desta terça-feira, 5. Na entrevista, conduzida pelo jornalista Carlos Garbo, os parlamentares falaram sobre campanha eleitoral, a experiência no parlamento e a importância do legislativo para o desenvolvimento da cidade.
Na primeira parte do programa, Iara Bernardi contou sobre o trabalho realizado que resultou na reeleição para o sexto mandato na Câmara Municipal, tendo recebido 5828 votos. Ela se lembrou da atuação na fiscalização de ações do município e votações importantes, como o orçamento municipal e o plano diretor. Sobre a próxima legislatura, a vereadora citou a baixa representatividade de mulheres, com apenas 4 eleitas. “Agora somos 10 mulheres eleitas até hoje na história de Sorocaba”, disse. Segundo ela, a expectativa é que os parlamentares tenham mais interesse e preparação para os debates, pois a Câmara é muito importante para o desenvolvimento do município e as demandas da população.
A vereadora contou do início das atividades políticas como dirigente da Apeoesp, na década de 1980, na área da educação, uma bandeira de luta constante de Iara. Ela destacou a falta de professores e a terceirização do serviço de educação, que causa a precarização do serviço oferecido aos munícipes. Ela ainda contou da troca de cinco secretários de Educação, resultando na falta de continuidade dos projetos pedagógicos na cidade.
Sobre a área de saúde, Iara citou problemas no atendimento à população, como aumento nas filas de para consultas, exames e cirurgias. Segundo ela, são 110 mil pessoa de acordo com a própria prefeitura. “São problemas seriíssimo e não há soluções, não houve mutirões e cobrei muito. Formalizei denuncia ao Ministério Público pois aqui na casa não adiantava mais falar e reclamar”, contou.
A vereadora também comentou sobre outra pauta de trabalho do mandato, que é a proteção da mulher. Segundo ela, Sorocaba é privilegiada com uma ampla estrutura de prevenção e combate à violência contra a mulher, citando a Casa Abrigo, Centro de Referência da Mulher, Botão do Pânico, Delegaci da Mulher, Centro de reabilitação do agressor entre outras. Ela citou um novo projeto do Ministério da Mulher, chamado Casa da Mulher Brasileira, que pretende organizar todos os serviços em um local, e que solicitou ao prefeito um terreno para essa iniciativa. Também falou do pedido para criação de uma Casa de acolhimento LGBTQIA+ e a garantia de livre manifestação artística e cultural da população de matriz africana, inclusive nas escolas. “Foi tema do Enem e as crianças precisam trabalhar o combate ao racismo, o combate a violência contra a mulher. São temas importantes”, disse.
Como membro da Comissão de Meio Ambiente, Iara comentou sobre o projeto de lei que proíbe a comercialização e instalação de equipamentos que potencializam o ruído de escapamentos de motocicletas e causam o desconforto para a população, principalmente para os autistas e em regiões próximas a hospitais.
Terceiro mandato - A segunda parte do programa contou com a participação do vereador Péricles Régis, reeleito para o terceiro mandato no Legislativo. Segundo ele, a campanha foi um período muito difícil, mas que a intenção é poder corresponder a expectativa das 3.323 pessoas que confiaram o voto nele. O parlamentar pediu a participação do cidadão no seu trabalho, que contribui e estimula a realização de ações.
Segundo Péricles, a Câmara não é valorizada como deveria. “A figura da Câmara é a representatividade do povo, o prefeito é uma pessoa só. As discussões que acontecem aqui é que deveriam ser o norte da cidade”, comentou. Ele explicou que é necessária uma linguagem mais simples para a população se envolver e tem até um projeto de lei para simplificar os termos utilizados no legislativo. “Eu tento fazer essa educação política. Eu acho que a Câmara não é vista pela população com a devida relevância”, disse. Ele citou a programa desenvolvido pelo seu gabinete, chamado “Imersão”, que leva educação política à população e deverá ser continuado no próximo ano.
O vereador falou sobre as bandeiras desenvolvidas durante os mandatos, como a empregabilidade, citando projetos desenvolvidos para incentivar a contratação de pessoas no município, com foco em mulheres, pessoas idosas e com deficiência. “Acho que o maio norte do meu mandato é o emprego, mas nosso trabalho é dinâmico e muita coisa acaba chegando”, afirmou, lembrando ainda a pauta do autismo, que tem sido de grande dedicação, e de pessoas com deficiências. Ele disse que sugeriu ao prefeito a criação de uma secretaria volta à inclusão das pessoas com deficiência.
Péricles Régis destacou ainda a conquista do serviço do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) Móvel, para levar oportunidades de emprego aos munícipes diretamente nos bairros. Segundo ele, agora a intenção é criar o Centro de Testagem Móvel e a o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) Móvel. Outro projeto do vereador foi a lei de política integral de proteção à pessoa com doença celíaca que, de acordo com o parlamentar, partiu da demanda de uma paciente que necessitava de alimentação adequada a sua condição em um hospital e não estava atendida.
Ao final, o vereador falou ainda sobre a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) e a importância do planejamento para a manutenção de políticas públicas duradouras, bem como a revisão do Plano Diretor. Ele criticou as audiências sobre o tema, que apenas fazem uma apresentação e não favorecem a discussão pública. “Quando vai se falar de planejamento da cidade, tem que ser bem discutido, mas infelizmente não tem sido assim”, disse.