O vereador requer informações sobre projeções de turmas para avaliar situação de superlotação nas escolas municipais
O vereador Salatiel dos Santos Hergesel apresentou um requerimento à Prefeitura de Sorocaba, demonstrando preocupação com a superlotação nas escolas e creches municipais.Segundo o vereador, “as condições de superlotação são evidentes e preocupantes, comprometendo a qualidade do ensino e o bem-estar dos alunos”. O parlamentar destacou o aumento significativo no número de matrículas e as longas filas de espera em diversas unidades.
O requerimento cita o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê o direito à educação em condições adequadas e menciona ações do Ministério Público do Estado de São Paulo relacionadas à superlotação em escolas de Sorocaba. Salatiel Hergesel ressaltou que, além da superlotação, a falta de servidores públicos municipais agrava a situação. “É fundamental que a educação de nossas crianças seja de qualidade e, para isso, é preciso garantir em toda a rede as condições adequadas”, afirma.
Para analisar a situação com precisão, o vereador solicita à Prefeitura a apresentação de projeções oficiais do número de alunos e turmas previstos para os próximos anos. Para Prof. Salatiel Hergesel, é necessário conhecer os números e os planos da administração municipal para garantir que a situação de superlotação seja resolvida e que Sorocaba tenha uma rede de ensino municipal que assegure a qualidade e o bem-estar de todos os estudantes.