Realizada por iniciativa do vereador Luis Santos, a solenidade também comemorou o Dia dos Gideões Internacionais
O Dia da Reforma Protestante foi comemorado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba na noite desta quinta-feira, 31, por iniciativa do vereador Luis Santos (Republicanos), que realiza o evento há 16 anos. Na ocasião, também foi comemorado o Dia dos Gideões Internacionais, instituído pela Lei nº 12.551, de 5 de maio de 2022, de autoria do vereador, que é vice-presidente do Legislativo sorocabano.
Além do vereador Luis Santos, integraram a mesa de honra da solenidade o presidente dos Gideões Internacionais do campo de Sorocaba, Isaías Lima Rodrigues; o vice-presidente estadual dos Gideões Internacionais do Estado de São Paulo, setor centro-sul, José Luiz Bego; o primeiro vice-presidente da Igreja Assembleia de Deus Ministério Belém em Sorocaba, reverendo Osmar Goulart; a vereadora eleita e pianista, Tatiane Costa; e o vereador eleito e pastor da Igreja Quadrangular, Roberto Freitas.
O evento contou com apresentações musicais da pianista Tatiane Costa com a cantora Welfarah Lima, e do Quarteto Renovados.
Reforma e Gideões – O vereador Luis Santos discorreu sobre a Reforma Protestante, enfatizando que esse movimento mudou a história, ao lado da invenção da imprensa de tipos moveis, utilizada pelos primeiros reformadores. Segundo a tradição histórica, no dia 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero (1483-1546) afixou nas portas da Catedral de Wittenberg, na Alemanha, suas 95 teses criticando a venda de indulgências por parte dos clérigos, dando início ao movimento que ficaria conhecido como Reforma Protestante. Lutero também traduziu a Bíblia para o alemão e esteve à frente do movimento, que se disseminou pela Europa, influindo, também, na formação dos Estados Unidos da América.
O vereador também destacou o trabalho desenvolvido pelos Gideões Internacionais, o maior ministério evangelístico da atualidade, formado por homens de negócios e que distribui em média 5 milhões de Novos Testamentos por ano em escolas, universidades, hotéis, prisões, hospitais, clínicas e unidades militares.
A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais da Câmara Municipal de Sorocaba (YouTube e Facebook), nas quais está disponível na íntegra.