Vereador participou do Jornal da Câmara desta quinta-feira, quando falou também sobre suas expectativas para o próximo mandato
O vereador Fausto Peres (Podemos) foi o convidado da edição desta quinta-feira, 31, do Jornal da Câmara, da Rádio Câmara Sorocaba. Em entrevista ao programa, o parlamentar falou sobre a eleição nesse ano, afirmando que a votação expressiva recebida por ele representa o reconhecimento da população pelo trabalho realizado pelo vereador em suas duas legislaturas.
Destacando o diferencial do seu contato direto com os munícipes, Fausto explicou o funcionamento do gabinete itinerante, onde sua equipe visita bairros para ouvir as reivindicações da comunidade e prestar assessoria jurídica.
Expectativas para o próximo mandato – Um dos projetos mais promissores mencionados pelo vereador é o de Fisioterapia Domiciliar, criado por Fausto Peres após uma conversa com uma munícipe no gabinete itinerante. O projeto já foi aprovado, mas aguarda implementação, impedida até o momento devido ao calendário eleitoral, que restringe novas contratações pela Prefeitura. Ele acredita que, a partir do próximo ano, o projeto se tornará realidade com o apoio do Executivo, podendo proporcionar mais qualidade de vida aos cidadãos e reduzir os custos do tratamento por parte do Poder Público.
Fausto Peres também destacou o programa de sua autoria da Patrulha Animal, que se junta a demais programas da área criados por ele já em efetivo funcionamento e tem como objetivo combater os maus-tratos a animais. O vereador espera que, entre os 50 novos guardas municipais a serem contratados, pelo menos seis sejam designados exclusivamente para essa causa em Sorocaba, oferecendo suporte adequado às denúncias de maus-tratos.
Outro projeto destacado por ele é o do Espaço Motoboy, já em operação ao lado da Casa do Cidadão na Avenida Itavuvu, onde profissionais da categoria têm à disposição banheiros, cozinha e acesso à internet enquanto aguardam chamadas de serviço. A iniciativa, que repercutiu positivamente e chamou a atenção de políticos de outras cidades e até de figuras públicas, como o cantor MC Gui, deve se expandir para outras regiões, incluindo o Centro e, futuramente, o bairro Wanel Ville.
Discussão do Plano Diretor – Durante a audiência pública sobre o Plano Diretor, Fausto Peres levantou a questão da mobilidade na região do Horto Florestal, anteriormente composta por chácaras e agora com muitos condomínios. Ele destacou a necessidade de uma definição sobre o futuro dessa área, questionando se o plano permitirá o aumento de condomínios e como a região será atendida por infraestrutura pública.
Por fim, o vereador comentou sobre a sessão solene que realizou em comemoração ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e de Combate às Endemias. “Desde 2017, valorizamos o trabalho dos agentes comunitários, especialmente nas comunidades mais carentes”, afirmou. Ele destacou que optou por realizar a sessão em data diferente do dia oficial, para evitar conotações eleitorais. Segundo ele, há pendências com a Prefeitura para a concessão de benefícios à categoria, sobre o que permanece cobrando atendimento em breve.
A entrevista com o vereador Fausto Peres foi transmitida ao vivo pela TV e pela Rádio Câmara, assim como pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde está disponível na íntegra.