29/10/2024 15h51
atualizado em: 29/10/2024 15h51
Facebook

Vereadores participaram do “Bate-Papo com os Vereadores” na tarde desta terça-feira, 29.

Os vereadores Fausto Peres (Podemos) e João Donizeti (União Brasil) participaram do programa “Bate-Papo com os Vereadores”, transmitido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba na tarde desta terça-feira, 29. Na oportunidade, os parlamentares foram entrevistados pelo jornalista Carlos Garbo e entre os temas falaram sobre a campanha eleitoral de 2024 e o trabalho desenvolvido durante o mandato no legislativo.

Na primeira parte do programa, Fausto Peres comentou sobre a reeleição para o terceiro mandato durante o pleito municipal deste ano, com mais de sete mil votos. Segundo ele, a votação representa o resultado do trabalho realizado diariamente junto à população. Ele destacou ainda a eleições de Rodrigo Gamem, outro candidato do partido do qual é presidente do diretório municipal.

Fausto Peres falou sobre as mudanças nas regras eleitorais que dificultaram a conquista por uma vaga no legislativo, destacando a regra 80/20. “O partido tem direito a participar a distribuição das cadeiras desde que alcance 80% do cociente eleitoral, sendo que o vereador do partido precisa de pelo menos 20% do cociente eleitoral para ter acesso à vaga”, explicou.

O vereador ainda contou sobre o destaque na 4ª edição do prêmio “Melhores da gestão pública e política de Sorocaba”, com o programa de serviço de fisioterapia domiciliar, e aguarda a implantação pela Secretaria de Saúde. Ele contou que a ideia do projeto surgiu através do atendimento de uma munícipe no gabinete itinerante. Fausto lembrou que também venceu a premiação em 2021 com os projetos de Patrulha Animal, para apuração de crimes de maus tratos contra animais, além do Samu Animal.

Sobre outras iniciativas do mandato, o parlamentar citou o apoio aos trabalhadores contra o PLP 12/2024, que regulamenta os aplicativos no município, e a criação de espaço de descanso para motoboys na região da Zona Norte. “Esse projeto foi tão bacana, que mais de 20 vereadores de outras cidades da região vieram para Sorocaba para levar essa proposta durante a campanha eleitoral deste ano”, disse. Fausto também contou sobre projeto para instalação de brinquedos adaptados em área de lazer e construção de ponte para melhorar o acesso ao Parque Paineiras.

Oitavo mandato – A segunda parte do programa teve a participação do vereador João Donizete, reeleito pra o oitavo mandato o legislativo sorocabano. Ele, que é líder do governo na Câmara, falou que a campanha exigiu um trabalho exaustivo que resultou em quase oito mil votos. Ele contou que durante o mandato teve liberdade para apresentar projetos e conquistou recurso para diversas obras do Executivo.

“É uma situação fora da curva, não é comum, não me programei e nem acredito que seja um caminho natural no poder legislativo uma longevidade tão grande. Foi algo que construi por meu trabalho”, disse, lembrando que nunca pleiteou uma vaga para o executivo, nem para o legislativo estadual ou federal, mas que agora é uma oportunidade para repensar essa decisão.

João Donizeti contou que apesar de sua base ser na região do Éden e Cajuru, onde atua como exemplo, ele trabalha pela zeladoria da cidade toda, o que fez receber votos em todas as zonas eleitorais. Segundo ele, o principal ponto de preocupação atualmente no município é em relação à mobilidade, que por conta do crescimento imobiliário tem criado gargalos no trânsito, sendo necessários planos de interligações das regiões. O vereador contou que não credita que a construção da margina direita do Rio Sorocaba seja uma solução, por conta de questões ambientais. “Com esses extremos climáticos teremos que conviver com inundações das marginais e não tem o que fazer, a não ser que seja feita uma elevação”, explicou.

O parlamentar comentou ainda alguns destaques dentro das cerca de 400 leis criadas por ele. “Temos muitas leis ligadas a área do meio ambiente, urbanismo, em complementação de leis federais na área da saúde, como exame do pezinho e da orelhinha, nas áreas da saúde, educação e mobilidade”, contou, citando como exemplos a Lei de fogos de artifício, proibição de queimadas, incentivo a calçadas verdes, preservação de nascente entre outras.

Sobre preservação do meio ambiente, João Donizeti falou sobre os aquíferos que estão em Sorocaba, como o aquífero Tubarão, que abastece a cidade. “Temos que pensar de alguma forma em preservar nossas águas subterrâneas, pois em algum momento poderemos usar para o abastecimento da nossa cidade”, disse, citando que atualmente 70% da água da cidade provêm da represa da Itupararanga, em área que também necessita de atenção.

Outros assuntos tratados pelo vereador durante a entrevista foram a lei que trata da penalização para emissão de barulho por adulteração de escapamentos de motocicletas, bem como a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025.

O programa “Bate-Papo com os Vereadores” pode ser acompanhado na íntegra durante a programação da TV Câmara Sorocaba e também nas redes sociais do Legislativo (YouTube e Facebook).