Requerimento questiona Executivo sobre a possibilidade de desenvolvimento de projeto voltado aos alunos com transtorno do espectro autista
A possibilidade de criação de um projeto de práticas esportivas voltado para crianças e adolescentes diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas municipais de Sorocaba é tema de requerimento do vereador Cristiano Passos (Republicanos) aprovado na Câmara Municipal.
No documento encaminhado ao Executivo, o parlamentar ressalta o aumento significativo de alunos autistas na rede e defende que a prática de esportes nas escolas seria auxiliar às terapias que melhoram a qualidade de vida das pessoas com TEA, além de fortalecer a inclusão no ambiente escolar.
Para o vereador, a prática de atividade física acompanhada por profissionais da área, com apoio de equipe multidisciplinar, traria diversos benefícios como equilíbrio, desenvolvimento físico e motor e coordenação dos movimentos. “A atividade esportiva deve ser incentivada desde a infância e, no caso de pessoas com transtornos do espectro autista, a prática do esporte ganha muito mais relevância, pois estimula o cérebro e as habilidades motoras”, afirma.
O requerimento pede ainda informações sobre as crianças e ou adolescentes com TEA matriculadas na rede municipal, incluindo quantidade de alunos por escola e faixa etária. Por fim, além da prática de esportes, o parlamentar também questiona a possibilidade de campeonatos entre as escolas, voltados e esse público específico e com o envolvimento dos pais.