Vereadora defendeu também importância de investimentos na saúde e cultura em participação na Rádio Câmara
As expectativas para a nova composição da Câmara Municipal, o desafio da candidatura à presidência da Casa e a importância da representatividade feminina foram alguns dos temas destacados pela vereadora Fernanda Garcia (PSOL) em entrevista ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara Sorocaba, na manhã desta terça-feira, 22, antes da sessão ordinária. A parlamentar também falou sobre o orçamento municipal, o Outubro Rosa e a carência de ginecologistas no município.
Reeleita com 6.860 votos, Fernanda Garcia se tornou a vereadora com mais votos da história de Sorocaba em uma eleição. Ela mencionou que o processo eleitoral foi intenso e cheio de incertezas, mas destacou a importância das propostas apresentadas durante a campanha para a conquista, que, em sua opinião, reflete o reconhecimento de seu trabalho nos últimos anos.
Nova legislatura – A vereadora falou sobre suas expectativas para a próxima legislatura, com início em 2025, que contará com 25 vereadores. Ela espera uma Câmara Municipal mais participativa e independente, “com debates mais qualificados e menos ataques, especialmente contra as mulheres”, conforme destacou.
Fernanda Garcia também falou que será candidata à presidência da Câmara, sublinhando que nunca houve uma mulher ocupando o cargo. “Isso é devido a uma sociedade ainda marcada pelo machismo e elitismo”, afirmou a parlamentar. “Em toda a história, apenas 10 mulheres foram eleitas; nenhuma como presidente. Defendemos um mandato na presidência com independência e transparência, e defendemos a importância da separação entre os poderes e do debate político”, acrescentou a vereadora, que enfatizou a importância da representatividade feminina na política e a necessidade da conscientização de toda a sociedade para promover mudanças.
Apoio à cultura – Outro tema abordado na entrevista foi a relevância das audiências públicas sobre a Lei Orçamentária Anual, realizadas nas últimas duas semanas na Câmara Municipal. A vereadora destacou a participação no debate da comunidade artística, que se queixa do orçamento reduzido destinado à cultura. Fernanda Garcia defendeu que 2% do orçamento municipal sejam reservados à Secretaria da Cultura, em contraste com os 0,38% previstos para o próximo ano. Ela mencionou que utiliza emendas impositivas para tentar mitigar essa situação, direcionando recursos a iniciativas culturais.
No âmbito da saúde, a vereadora falou sobre a campanha Outubro Rosa e a necessidade de melhorar o atendimento às mulheres na cidade, especialmente em relação à carência de ginecologistas. Ela defendeu a contratação de mais enfermeiras e a realização de campanhas educativas para garantir que as mulheres possam receber atendimento nas unidades básicas de saúde em seus bairros.
A entrevista da vereadora Fernanda Garcia na Rádio Câmara foi transmitida ao vivo também pela TV Câmara, assim como pelas redes sociais do Legislativo sorocabano, onde está disponível na íntegra.