21/10/2024 15h50
atualizado em: 21/10/2024 13h28

Preocupado com as filas na Saúde, vereador quer que todos os agentes políticos conheçam as dificuldades do sistema e atuem para a redução das filas

Projeto de lei de autoria do vereador Dylan Dantas (PL) protocolado na Câmara Municipal de Sorocaba veda a contração de planos de saúde privados por vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais durante o exercício de seus mandatos ou funções públicas. A proposta torna obrigatória a utilização exclusiva do Sistema Único de Saúde (SUS) pelos agentes políticos do Município.

Segundo a o projeto, a medida é exclusiva para os cargos citados, não se estendendo a seus familiares ou dependentes. Também permite aos agentes políticos acessarem o atendimento particular em situações de urgência ou emergência, caso não haja estrutura pública disponível para atendimento imediato, o que deverá ser comprovado por relatório médico.

De acordo com o autor, a intenção é incentivar a busca por melhorias no SUS. “A medida busca aproximar esses agentes políticos da realidade enfrentada pela população, que frequentemente sofre com longas filas, falta de médicos e precariedade no atendimento. Ao utilizar o SUS, os gestores terão uma visão mais próxima das necessidades do sistema, o que os incentivará a priorizar melhorias na saúde pública”, ressalta Dylan Dantas.