Famílias de áreas com risco de alagamento temem procurar abrigo antecipado e deixar às residências vulneráveis a invasões e saques.
Diante do alerta da Defesa Civil de São Paulo para a possibilidade de fortes tempestades que devem atingir várias regiões entre hoje e domingo, sendo Sorocaba incluída no mapa de cidades com maior risco de enchentes, o vereador Aith (Republicanos) enviou ofícios a autoridades indicando medidas reclamadas pela população.
Aith cobrou ao Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) que providenciasse a limpeza das margens do Rio Sorocaba, em locais como as proximidades da Ponte Francisco Dellosso, na Avenida Dom Aguirre, onde galhos obstruíram a passagem d’água (foto); pedido que já começou a ser atendido pela autarquia.
A outra preocupação apontada por comunidades, como a do bairro Vila Assis, na Zona Leste, diz respeito à segurança. Neste sentido, o parlamentar encaminhou ofícios à GCM (Guarda Civil Municipal) e ao comando da PM para que seja reforçado o patrulhamento preventivo nos locais apontados com risco de inundação pela Defesa Civil do Município.
“Além do medo da inundação, moradores temem deixar suas casas – conforme orientação do prefeito Manga, que ofereceu acomodação temporária em hotéis da cidade – e os imóveis serem saqueados por bandidos, o que iria significar outro tipo de transtorno”, explicou Aith.
Alerta - A previsão da Meteorologia indica um acumulado de até 200 milímetros de chuva em algumas regiões, acompanhado de rajadas de vento que podem ultrapassar os 60 km/h.
A causa das tempestades é a chegada de uma frente fria, que trará precipitações intensas, além de relâmpagos e granizo em pontos isolados.
(Assessoria de Imprensa – vereador Aith/Republicanos)