18/10/2024 11h26
Facebook

Vereador protocolou quatro requerimentos e falou sobre a gravidade do problema na última sessão

O vereador João Donizeti Silvestre (União Brasil) requer do Executivo a nebulização do córrego Tapera Grande para combater a infestação de mosquitos nas residências da região do Cajuru, de maneira especial de pernilongos (mosquito Culex).

Por meio requerimentos aprovados na última sessão, o vereador solicita a nebulização no Jardim Ametista, nos loteamentos Campos do Conde e Vila Verona e no Jardim Terras de Arieta, que estão localizados nas margens do córrego, que atravessa toda a região. João Donizeti também utilizou a tribuna para ressaltar a gravidade do problema que afeta não só os locais citados, mas todos os demais bairros da região. 

Segundo o parlamentar, são dezenas de reclamações recebidas diariamente dos moradores, principalmente no horário noturno. “É uma questão ambiental e climática. Não é o mosquito da dengue, é o pernilongo, chamado culex, que se prolifera em águas paradas, completamente contaminadas”, afirmou. 

O vereador explicou que o córrego recebe uma carga de esgoto não tratado de aproximadamente 50 mil pessoas, entre as regiões do Cajuru e do Pirapitingui, em Itu, e que seria essa a origem do foco de proliferação de pernilongos nos últimos anos. Segundo o parlamentar, com construção da estação de tratamento de esgoto em Itu, o problema deverá ser parcialmente resolvido, porém, até a conclusão da obra a nebulização se torna imprescindível.

“No passado a Zoonoses realizou um trabalho nas margens do córrego Tapera Grande que conteve de forma satisfatória a proliferação e infestação do mosquito Culex”, conclui, ao requer novamente o uso canhões de nebulização ou demais equipamentos costais da vigilância em Saúde e Zoonoses.