17/10/2024 15h29
Facebook

Vereador Fábio Simoa e convidados especialistas falaram sobre a importância da campanha de prevenção ao câncer de mama.

A importância do mês de conscientização para o controle do câncer de mama e colo do útero, conhecido como Outubro Rosa, foi tema do programa “Comissões em Debate”, realizado pela Rádio Câmara na tarde desta quinta-feira, 17, e com transmissão ao vivo pela TV Câmara. Participaram da entrevista Marisa Lopes e Ivy Ferrari, da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer; dr. Paulo Sampaio e enfermeira Claudia Vivoti, do Ônibus Rosa; e o vereador Fábio Simoa (Republicanos), presidente da comissão de Saúde do Legislativo.

“A lembrança maior é no mês de outubro, mas a conscientização sobre o câncer de mama tem que ser todos os dias. Vemos a importância do outubro rosa para trazer esse debate e incentivar as pessoas a cuidar da própria saúde”, disse o vereador Fábio Simoa.

Os convidados falaram da importância da campanha de prevenção em relação ao câncer e divulgaram algumas ações que serão realizadas durante o mês, no serviço público de saúde. De acordo com a enfermeira Claudia, o Ônibus Rosa, de atendimento da mulher em Sorocaba, terá ações que vão desde o exame de papanicolau, passando por reflexologia e massagem. “O cuidar da mulher em que transcender o papanicolau e a mamografia, precisamos de muito mais pra estarmos bem”, disse.

No trabalho de apoio, a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer atua há 50 anos e trabalha com o objetivo de atender pacientes com câncer. Desde 2014 esta em uma sede no Jardim Faculdade, na rua Antonio de Andrade, nº 45, próximo ao Hospital Regional, de onde vem a maior parte das mulheres atendidas. “Nossa sede já está ficando pequena pois estamos com bastante atividades”, contou Marisa, presidente da entidade. Segundo ela, os atendimentos são nas áreas de psicologia, nutrição, enfermagem, além de aulas de reiki, yoga, pilates, dança e diversas outras atividades e serviços, de acordo com a necessidade de cada paciente. O trabalho é realizado por voluntários e profissionais contratados. “Tudo é gratuito”, disse.

Marisa lembrou que muitas voluntárias hoje já foram atendidas pela entidade e são importantes para compartilhar experiências. “A gente não dá alta, a casa está aberta enquanto a mulher quiser ficar”, disse, citando pessoas que já estão há 12 anos frequentando a casa. Ela destacou que no próximo dia 20 de outubro, no Parque das Águas, será realizada a corrida Pink do Bem, em celebração ao mês Outubro Rosa. “Será um corrida pela vida”, explicou, contando que durante o evento haverá serviços de saúde, venda de produtos e coleta de cabelo para confecção de perucas para pacientes em tratamento contra o câncer.  A presidente também falou que outras informações estão disponíveis nas redes sociais da Liga.

Cuidados – O médico disse que o mês é de conscientização e informação. “É muito importante que todas as mulheres tenham consciência sobre o autocuidado, conheçam o próprio corpo, se toquem, e a qualquer diferença procurem o auxilio de atendimento para o diagnóstico precoce”, disse. Segundo ele, 95% dos casos diagnosticados precocemente tem cura. Entre os sintomas que podem indicar o câncer, ele destaca caroço nos seios e região das axilas, descamação, alteração de coloração, secreções e retrações na pele. “Na dúvida, qualquer alteração no corpo vale a pena procurar sistema de saúde para identifica o quanto antes essas alterações”.

De acordo com a enfermeira Claudia, além do diagnóstico precoce, é importante pensar em hábitos saudáveis para prevenir o câncer, como alimentação e atividades físicas. O médico ainda indicou que alcoolismo, obesidade, tabagismo e sedentarismo são fatores de risco importantes para o desenvolvimento da doença. “Quem tem histórico de câncer na família, tem que ficar atento, mas 90% dos casos são por fatores de isco adquiridos, por isso é importante mudar o estilo de vida”, destacou. Dr. Paulo Sampaio disse que os homens também podem ser vitimas do câncer de mama.

O médico especialista alertou que a doença não causa dor em estágio inicial, por isso a necessidade de atenção ao corpo para detecção do quanto antes do câncer. Segundo ele, a partir dos 40 anos é indicada a mamografia anual para detecção de mudanças no corpo. O exame pode ser feito na rede pública. O vereador Fábio Simoa contou que já questionou a prefeitura sobre a fila para esse tipo de atendimento. Dr. Paulo informou que foram realizadas cerca de 9 mil mamografias este ano, e a previsão é de mais 9 mil até o final de 2024, sendo que  o diagnóstico definitivo é feito através de biopsia, pois nem toda alteração da mama é um tumor. Sobre o câncer de colo de útero, o médico lembrou que atualmente já existe uma vacina para prevenção, distribuída na rede pública para meninas e meninos, mas que ainda tem uma baixa adesão.

Outros assuntos também fora abordados no programa, que pode ser conferido na integra durante a programação da TV Câmara Sorocaba ou pelo canal do Legislativo no YouTube.