17/10/2024 12h53
atualizado em: 17/10/2024 13h04

Em entrevista ao Jornal da Câmara, o parlamentar também falou de saúde e fomento ao turismo, entre outras bandeiras de seus sucessivos mandatos

Fomento ao turismo, saúde itinerante por meio dos Ônibus Rosa e Azul, valorização da Uniten e a defesa das entidades sociais que prestam serviço voluntário são os destaques da entrevista do vereador Luis Santos (Republicanos) ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 17, antes da sessão ordinária. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Amanda Mendes, o vereador também falou sobre as eleições municipais deste ano e agradeceu seu eleitorado pelos 3.623 votos que recebeu.

Luis Santos falou sobre as perspectivas de seu novo mandato – o quinto, desde que estreou na Casa em 2009, após as eleições municipais do ano anterior – e adiantou que continua defendendo as bandeiras que marcaram sua vida pública, especialmente a defesa do terceiro setor, mediante o fortalecimento das entidades sociais, e o fomento ao turismo.

O vereador disse que tem feito reuniões com o pessoal da Memória Ferroviária Sorocabana, com o objetivo de implantação do Trem Turístico. Também lembrou que, em sua breve passagem pela Prefeitura de Sorocaba, teve a oportunidade de inaugurar o Museu da Tecelagem. E defendeu a revitalização dos galpões ferroviários, que poderiam ser transformados em galpões temáticos.

Pauta social – Defensor da bandeira do terceiro setor, Luis Santos enfatiza que as entidades sociais precisam de apoio ainda maior. E adiantou outras pautas sociais. O vereador pretende retomar seu projeto de lei que institui o “Kit Maternidade Solidária”, que ficou suspenso em razão do ano eleitoral. “Tão logo comece o ano legislativo, vamos retomar esse projeto, com muita celeridade, para que, ainda no primeiro semestre de 2025, as mães comecem a receber o kit”, adianta.

Na área da saúde, Luis Santos defende que o Ônibus da Mulher ofereça também atendimento pediátrico, uma vez que, conforme salienta, a saúde da mulher e da criança estão interligados. O vereador também defende que os ônibus para atendimento itinerante na saúde, tanto o Ônibus da Mulher quanto o Ônibus do Ônibus, sejam levados para as regiões periféricas. Luis Santos lembra que destinou emenda de R$ 360 mil para o Ônibus da Mulher.

Próxima legislatura – Exercendo mandato de vereador há 16 anos, e integrante da mesa diretora como 1º vice-presidente, Luis Santos parabenizou o presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PSD), pela gestão, ressaltando a economia de recursos associada à grande produtividade da atual legislatura. O vereador também comentou os apoios que vem recebendo para ser o próximo presidente da Casa, na legislatura que começa em 1º de janeiro de 2025.

Por fim, Luis Santos discorreu sobre o papel da Uniten (Universidade do Trabalhador), outra de suas bandeiras, e falou sobre as perspectivas para a próxima legislatura, em que a Câmara passa a contar com 25 vereadores. “Cada vereador tem seu perfil, alguns já vêm mais definidos, são mais de direita ou mais de esquerda, mas cada um tem seu valor” – enfatizou Luis Santos (Republicanos).

“A nossa expectativa é que a cidade ganhe com esses novos legisladores e legisladoras, muitos deles atuando em áreas específicas, como a cultura, a defesa dos animais, o autismo, entre outras” – acrescentou Luis Santos na entrevista concedida à Rádio Câmara, também transmitida pela TV Câmara e disponível nas redes sociais do Legislativo sorocabano.