A vereadora também cobra a manutenção dos semáforos, que, conforme salienta, têm apresentado muitas falhas
A vereadora Iara Bernardi (PT), por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal, na sessão ordinária desta quinta-feira, 17, questiona o Executivo sobre a manutenção e modernização dos conjuntos semafóricos de Sorocaba, uma vez que, conforme enfatizou na tribuna, cerca de 10% dos semáforos da cidade costumam apresentar problemas recorrentes, causando transtornos no trânsito.
Para a vereadora, a inadmissível que 10% dos semáforos da cidade apresentem problemas recorrentes. “Um amarelo piscante em cruzamentos importantes, como na Praça Nove de Julho, Rua Sete de Setembro, e avenidas como a Moreira César, General Carneiro, Eugenio Salerno e Itavuvu, é muito grave, causa enorme transtorno”, enfatizou Iara Bernardi ao destacar seu requerimento em plenário.
Em seu requerimento, a vereadora observa que Sorocaba tem hoje, aproximadamente, 400 conjuntos semafóricos instalados em cruzamentos, travessias de pedestres e em pontos estratégicos da cidade.
“Mas a falta de sincronia dos semáforos de Sorocaba tem se tornado um problema crônico, cada vez mais frequente, principalmente nas avenidas da Zona Norte e Zona Oeste da cidade, ocasionando longos períodos de espera em cruzamentos”, afirma Iara Bernardi.
Ao destacar seu requerimento em plenário, a vereadora disse que, nos últimos anos, tornou-se comum deparar com um conjunto semafórico inoperante, seja por apresentar-se em amarelo piscante ou mesmo totalmente apagado.
Para a vereadora, em que pese os avanços tecnológicos disponíveis e que vêm sendo empregados na zeladoria das cidades, Sorocaba está andando na contramão dessa tendência e, no seu entender, já passa da hora da cidade contar com semáforos inteligentes.
Em seu requerimento, Iara Bernardi indaga ao Executivo quais providências estão sendo tomadas para prevenir as constantes inoperâncias dos conjuntos semafóricos em amarelo piscante ou mesmo totalmente apagado e quando será realizada a modernização do sistema municipal de controle semafórico. Também indaga se há estudos e processos licitatórios nesse sentido.