15/10/2024 17h22

Na última terça-feira (15), o vereador Fausto Peres (Podemos), levantou uma importante questão na Câmara Municipal de Sorocaba: por que a área da Escola Estadual Genésio Machado, na Vila Santana, foi escolhida para a construção do Novo Batalhão da Polícia Militar, ao invés do terreno no Jardim Portal do Itavuvu que teve a doação aprovada no dia 17 de julho em sessão extraordinária ? A escolha gera polêmica e levanta dúvidas sobre a efetividade da decisão.

A área da escola, conforme mencionado por Peres, não pertence ao governo do Estado de São Paulo. Assim, a construção do batalhão ali depende da autorização da Prefeitura e da Câmara dos Deputados, o que pode prolongar o processo. Durante a discussão, o vereador enfatizou a necessidade de esclarecer a escolha do terreno, uma vez que a área no Portal do Itavuvu já havia sido aprovada pela Câmara Municipal.No dia 18 de julho, o secretário da Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, anunciou a localização do novo batalhão em uma entrevista à Rádio Cruzeiro FM. Documentos do 1° Cartório confirmam que a área da escola é de propriedade do município, complicando a construção proposta.

A Câmara Municipal já havia aprovado a doação de um terreno de 5.155 metros quadrados no Jardim Portal do Itavuvu, o que tornaria possível o início imediato da obra. Fausto Peres questiona por que o governo estadual não optou por essa área, que possui menos entraves burocráticos e é mais viável para a construção do batalhão.

A justificativa apresentada pelo secretário Derrite foi de que a escolha pela área da escola visava acelerar o processo, evitando a demora de trâmites burocráticos. Contudo, essa decisão gerou descontentamento e desconfiança entre os vereadores e a população, que anseiam por um aumento efetivo na segurança pública.

Segundo fontes da prefeitura, a regularização da área da escola pode levar até dois anos, enquanto o terreno do Jardim Portal do Itavuvu já está legalmente apto para iniciar as obras. Isso levanta preocupações sobre a possibilidade de que a nova sede da Polícia Militar não esteja pronta em tempo hábil para atender às demandas da cidade. A Prefeitura de Sorocaba manifestou apoio à construção do novo batalhão, independentemente do local escolhido, destacando que o imóvel do Portal do Itavuvu foi indicado pela própria Polícia Militar. A administração municipal se comprometeu a garantir a legalidade e a celeridade do processo, reforçando que a escolha final cabe ao Estado.

Diante do impasse, o vereador Fausto Peres continua a questionar a transparência e a lógica por trás das decisões tomadas pelas autoridades estaduais. Ele defende que a população de Sorocaba merece esclarecimentos e um comprometimento real com a segurança pública. A expectativa agora é que o governo do Estado se manifeste sobre a escolha do local e a legalidade da construção no terreno da escola. O diálogo entre os entes federativos é crucial para resolver essa questão e garantir um novo espaço para a segurança pública da cidade. A população aguarda ansiosamente por respostas que possam levar à efetiva construção do batalhão.

(Assessoria de Imprensa – vereador Fausto Peres/Podemos)