O vereador Cláudio Sorocaba (PSD) também refletiu sobre as eleições municipais em entrevista à Rádio Câmara
A produção legislativa dos vereadores de Sorocaba, uma reflexão sobre as eleições municipais deste ano e as perspectivas para o novo ano legislativo foram os destaques da entrevista que o presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PSD), concedeu ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 15. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Amanda Mendes, o vereador também falou sobre as conquistas de seu mandato e o Dia do Professor.
Celebrado anualmente em 15 de outubro, o Dia do Professor, foi lembrado pelo presidente do Legislativo sorocabano durante a entrevista. “Em nome da minha primeira professora, Dona Maria, no interior do Paraná, quero parabenizar todos os professores e professoras. Foi ela quem me ensinou a ler e escrever, a fazer o contorno das primeiras letrinhas”, afirmou Cláudio Sorocaba, lembrando que entrou na escola um pouco tarde, já com 9 anos.
“Naquele tempo, minha família trabalhava na roça. Para minha sorte, o fazendeiro que comprou o sítio era um japonês, que tinha um filho que ia completar 7 anos. Então, ele falou para meu pai: ‘Seu João, tem que matricular seu filho na escola’. Meu pai não queria: ‘Imagina, vai chegar a época da colheita, tem que carpir, limpar tronco de café’. Mas o dono do sítio insistiu: ‘Mas eu preciso de um menino para ir com meu filho para a escola. Ele é pequenininho para ir sozinho’. A escola era longe, ficava a uns sete quilômetros de distância. Foi assim que entrei na escola”, contou.
Eleições municipais – O presidente da Câmara Municipal parabenizou todos os vereadores da Casa pelos recorde de produção da atual legislatura, além da economia de recursos, estendendo seus cumprimentos também aos servidores da Casa, tantos os servidores de carreira quanto os assessores parlamentares. Para Cláudio Sorocaba, uma prova do grande trabalho realizado pela atual legislatura é o fato de que todos os vereadores tiveram boa votação. “Mesmo os cinco vereadores que não foram eleitos foram muito bem votados e só não conseguiram se reeleger por questões de quociente eleitoral”, enfatizou.
O fato de disputar a reeleição estando no comando da Câmara Municipal, ocupado com as ações administrativas do cargo, também foi objeto de reflexão por parte do vereador Cláudio Sorocaba. “A presidência da Câmara toma bastante tempo. Além das questões administrativas da Casa, é preciso montar a pauta das sessões, cuidar das relações institucionais entre o Legislativo e o Executivo, apagar fogo de vez em quando, mesmo assim, conseguimos dobrar a votação em relação ao pleito anterior”, destacou.
Cláudio Sorocaba lembrou que, pelo fato de ter sido candidato a vice-prefeito em 2016, acabou ficando quatro anos de fora da Câmara Municipal, o que resultou numa queda de sua votação em 2020, quando retornou à Casa. “O que é normal, pois eu estava fora do Legislativo. Agora, tive um crescimento de 100% na votação e quero agradecer toda a equipe do meu gabinete pelo trabalho realizado”, enfatizou, discorrendo, ainda, sobre as emoções que costumam ocorrer no processo de apuração das eleições, quando, às vezes, os votos da região em que o parlamentar tem sua base eleitoral demora mais para chegar à central de totalização.
Conquistas do mandato – Cláudio Sorocaba também discorreu sobre as conquistas de seu mandato, lembrando que teve votos em toda a cidade, devido ao trabalho realizado. Também enfatizou as melhorias conquistadas pela região dos bairros Júlio de Mesquita Filho, Quintais do Imperador, Wanel Ville e toda a Zona Oeste, onde se encontra sua principal base eleitoral. Cláudio Sorocaba lembrou melhorias de infraestrutura, creche, iluminação pública e equipamentos de esporte e lazer, entre outras conquistas.
“Nós, vereadores, temos que manter a zeladoria da cidade, cobrando obras e manutenção, deixando a cidade mais confortável e bonita. Mas, é claro, não podemos esquecer da saúde, pois a população sofre muito nas filas de espera para exames e cirurgias. Já conversei com o prefeito Rodrigo Manga e nosso objetivo é fazer um centro de diagnóstico, que possa trabalhar 24 horas, em parceria com as clínicas. A saúde não pode ficar do jeito que está hoje”, enfatizou.
Presidente da Casa nos últimos quatro anos, o que totaliza seis anos como presidente da Câmara Municipal, o vereador Cláudio Sorocaba faz um balanço positivo da atual legislatura, tanto pelo volume recorde de proposituras quanto pela economia de gastos, e se mostra otimista em relação à próxima legislatura, destacando a eleição de mais duas mulheres, o que dobrou a bancada feminina na Casa. “Serão duas mulheres da esquerda e duas da direita, o que é muito importante, pois a mulher tem um olhar mais sensível para as causas sociais”, afirmou.
Por fim, Cláudio Sorocaba afirmou que apoia o vereador Luis Santos (Republicanos) para o cargo de presidente da Câmara a partir do próximo ano e adiantou que, em que pese haver outros pretendentes ao cargo, Luis Santos já conta com a maioria de assinaturas necessárias para ser o novo presidente do Legislativo sorocabano.
A entrevista do vereador Cláudio Sorocaba à Rádio Câmara foi transmitida também pela TV Câmara e pode ser vista na íntegra nas redes sociais da Câmara Municipal de Sorocaba.