09/10/2024 09h52
atualizado em: 09/10/2024 10h20

Por iniciativa do vereador Ítalo Moreira, solenidade abriu a exposição “Zé Desidério: 80 Anos em 80 imagens”

Na noite desta quarta-feira, 8, a Câmara Municipal de Sorocaba realizou uma sessão solene em homenagem ao radialista e jornalista José Desidério, que celebra 80 anos de vida e mais de 60 anos de carreira na comunicação. A cerimônia também marcou a abertura da exposição "Zé Desidério: 80 anos em 80 imagens", organizada pela artista visual Cibele Pilla.

A mesa de honra foi composta por diversas personalidades, incluindo o vereador Ítalo Moreira (União), proponente da homenagem, que presidiu a solenidade. Também participaram o secretário de Comunicação de Sorocaba, Lucas Pedroso, representando o prefeito Rodrigo Manga; o diretor-presidente da rádio Jovem Pan de Sorocaba, Francisco Pagliato Neto; o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner; o empresário Hermes de Moura; a empresária Lilian Bertin; e a artista visual Cibele Pilla, responsável pelas intervenções artísticas nas fotos da exposição. José Desidério prestigiou a solenidade acompanhado de seus sobrinhos.

Em seu discurso de abertura, Ítalo Moreira ressaltou a importância do homenageado para a comunicação local, destacando seu papel como ícone do rádio sorocabano. "Desidério é uma lenda viva que continua contribuindo com a comunicação, e essa homenagem é uma justa celebração de sua trajetória", afirmou o vereador.

Cibele Pilla detalhou o processo criativo das intervenções nas fotografias da exposição. Ela destacou o cuidado em representar momentos importantes da vida de Desidério, principalmente de seu casamento, e enfatizou a relevância de se prestar homenagens em vida. "Foi muito bacana trabalhar com ele, elaborar o material, ver como seriam as fotos ", comentou a artista.

José Desidério utilizou a tribuna para relembrar momentos de destaque de sua carreira e agradecer pela homenagem recebida. "É um privilégio receber esse carinho da minha cidade", disse o radialista, encerrando a sessão solene, que contou com apresentações musicais do servidor Auro Camargo.

Dados biográficos – O jornalista e radialista José Desidério da Silva nasceu em 14 de março de 1943, na cidade de Conchas, no interior de São Paulo, filho de Anésia Maria Rodrigues e Virgílio Desidério da Silva, já falecidos. É viúvo de Mercedes Urquiza Desidério da Silva, falecida em 2013.

Iniciou sua carreira profissional em 20 de julho de 1962 e ocupou o cargo de diretor de jornalismo em várias emissoras de rádio de Sorocaba, entre elas, Rádio Boa Nova Sorocaba, Rádio CBN Campinas e Rádio Ipanema, além de ter sido diretor de jornalismo e conselheiro da TV COM Sorocaba.

Em sua trajetória de 62 anos de vida profissional recebeu vários prêmios e condecorações, inclusive o Título de Cidadão Sorocabano, outorgado pela Câmara Municipal de Sorocaba em 1980, e o Título de Cidadão de Campinas, outorgado pela Câmara Municipal de Campinas em 1988, além de diversos títulos e homenagens em sua cidade natal.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3, digital e aberto; Canal 4 da Claro; Canal 9 da Vivo Fibra) e pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook), onde pode ser vista na íntegra.

A exposição “Zé Desidério: 80 Anos em 80 imagens” segue em cartaz na Câmara Municipal de Sorocaba até o dia 31 de outubro, das 8h às 17h.