Jairo Valio, membro da Academia Sorocabana de Letras, recebeu a honraria em sessão solene
A Câmara Municipal de Sorocaba homenageou, em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira, 3, o poeta e escritor Jairo Valio por sua “vocação em benefício alheio, pela disponibilidade de seu tempo, através de ações de elevado grau de altruísmo e de amor ao próximo”, conforme destacado pelo vereador proponente da honraria.
A mesa de honra da solenidade teve a participação do presidente da Academia Sorocabana de Letras, Antonio Luiz Pontes; da Associação Bom Pastor, José Roberto Rosa; da Conferência Vicentina, José Carlos de Moraes; do conselho central do Lar São Vicente de Paula, Josimara Aparecida Negrini; e do empresário Sérgio Reze, amigo do homenageado.
Jairo Valio prestigiou a sessão solene acompanhado pelos filhos Fátima, Ricardo e Roberto. Os momentos culturais da solenidade contaram com apresentações de stand-up comedy do neto do homenageado, João Valio.
Dados biográficos – Jairo Valio nasceu em Pilar do Sul no dia 7 de outubro de 1934, filho de Gabriel Valio e Maria Conceição Valio. Veio para Sorocaba com 15 anos de idade para continuar os estudos, fazendo Curso Ginasial no Ginásio Municipal Getúlio Vargas e posteriormente formando-se Técnico em Contabilidade na Escola Técnica de Comércio de Sorocaba (OSE).
Começou sua carreira profissional no extinto Banco de São Paulo, onde foi contador e, depois, foi gerente em diversos bancos da cidade como Itaú, Sudameris, Safra, B.M.D., B.M.C. e finalmente Credibel Factoring e Banco Credibel S/A.
Foi casado com Ondina Rosa Valio, falecida, tendo os filhos Fátima Aparecida, Roberto Tadeu e José Ricardo. Também foi casado com Eva Ribeiro do Nascimento, também já falecida.
Era voluntário e participante ativo em atividades sociais na cidade de Sorocaba, como a Pastoral da Criança do Jardim Ipiranga, depois Pastoral do Menor, membro voluntário pela sociedade civil do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Também é vicentino há 41 anos pela Sociedade de São Vicente de Paulo. Atualmente, atua como voluntário da Pastoral do Menor - CEC Laranjeiras.
Em reconhecimento da cidade por sua atuação em favor de crianças e adolescentes carentes das periferias, recebeu da Câmara Municipal de Sorocaba o honroso título de Cidadão Sorocabano.
Escritor e poeta, é membro efetivo da Academia Sorocabana de Letras, ocupando a cadeira n° 14. Também é membro da Apolo-Academia Poçoense de Letras e Artes em Poços, Bahia, ocupando a cadeira n° 25 desde o ano de 2007.
Foi colunista do Jornal Cruzeiro do Sul de Sorocaba de 1989 até 2010 e também do periódico "O Jornal", de sua terra natal. É autor do livro Nascente das Águas, editado em 2005, autobiografia com 365 páginas, ricamente ilustrada com fotos e documentos históricos de Pilar do Sul e Sorocaba.