26/09/2024 12h45
atualizado em: 26/09/2024 12h48

O vereador proponente da homenagem disse que Nicanor Filadelfo Pereira, que morreu em 24 de setembro aos 85 anos, foi poeta e incentivador da cultura

A Câmara Municipal de Sorocaba aprovou votos de profundo pesar pelo falecimento do poeta, cronista e jornalista Nicanor Filadelfo Pereira, que também foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Jandira, no Biênio 1965-1966, e morreu em 24 de setembro de 2024, aos 85 anos. Era membro do Grupo “Coesão Poética”, que contribui para o desenvolvimento da cultura na região.

O vereador que propôs o voto de pesar observou que Nicanor Filadelfo é pai de um funcionário da Urbes Trânsito e Transportes e foi um dos responsáveis pela emancipação política da cidade de Jandira, que conta com 121.988 habitantes, segundo estimativa do IBGE para 2024. Jandira foi emancipada do município de Cotia em 1964 e o município foi instalado no ano seguinte.

O proponente da homenagem compôs um réquiem para Nicanor Filadelfo, que foi lido pelo autor em plenário e, a seu pedido, será transcrito nos anais da Câmara Municipal de Sorocaba. Segundo o vereador, o poeta foi “uma fonte inesgotável de frases e sentenças com sentimento e com alma”, discorrendo em profundidade sobre diversos assuntos. Nicanor Filadelfo deixa oito filhos e 14 netos.

Segue trecho do réquiem lido pelo vereador em homenagem a Nicanor Filadelfo: “E o poeta se foi. A fonte inesgotável de formular frases e sentenças com sentimento, com alma e, acima disto, com o coração; de discorrer com maestria, leveza e também profundidade sobre assuntos tão diversos quanto a vida lhe oferecia. Sua lira destilava sonetos, tercetos poemas, acrósticos, com métrica e rimas, assumindo formas de uma diversidade tal, a impressionar leigos e doutos pelo rico conteúdo de sua poesia”.

(Foto: Nicanor Filadelfo na Câmara Municipal de Jandira)