26/09/2024 12h44

Vereador cobra informações do Executivo sobre a manutenção, conservação e segurança nos cemitérios

A manutenção, conservação e gestão dos cemitérios municipais de Sorocaba são tema de requerimento aprovado na Câmara Municipal. No documento, o vereador autor cita reclamação de um munícipe referente a situação de abandono do cemitério Santo Antônio e elenca uma série de questionamentos ao Executivo.

Entre outros pontos, o requerimento indaga a prefeitura sobre a vigilância dos cemitérios e o que poderia ser feito para melhorar a segurança e evitar os furtos nos jazigos. Com relação à manutenção e conservação dos cemitérios, o parlamentar quer saber quais ações são realizadas pelo município, incluindo listagem dos locais, responsáveis e periodicidade, e se há orçamento exclusivo para esta finalidade. Também cobra informações sobre quantidade de servidores ou funcionários terceirizados destinados ao serviço.

O parlamentar lembra que o tema já motivou outro requerimento de sua autoria, no ano de 2021, quando o Executivo informou que as manutenções eram realizadas por equipe da própria Secretaria de Serviços Público e Obras (SERPO) que, no entanto, não seriam exclusivas para os cemitérios. Foi informado ainda que, à época, o serviço também se dava por meio de contrato de manutenção predial, já o sepultamento era realizado por empresa terceirizada.